Blog

Conteúdos sobre as soluções
empresariais de
Computação em Nuvem

Automação de nuvem é o segredo para ser mais estratégico

fev 18, 2022

Quer potencializar a competitividade do seu negócio? A automação de nuvem é ideal para isso. Essa tecnologia traz um amplo rol de vantagens que criam diferenciais para que seu negócio forneça um melhor serviço para seu público, aumente suas vendas e maximize seus ganhos. Tudo isso ocorre graças à modernização da empresa e o ganho de agilidade, produtividade e eficiência envolvidas no processo.

O ponto é que a automação na nuvem é essencial para empresas de todos os tamanhos e setores. E 75% dos CIOs que aumentaram a receita, a agilidade e melhoraram a experiência do cliente por meio da automação da nuvem confirmam isso.

 Leia este conteúdo para saber melhor sobre o conceito, como funciona na prática e quais benefícios que ela proporciona!

O que é automação de nuvem?

O nome é autoexplicativo: automação de nuvem consiste na automação de atividades ligadas à gestão cloud (nuvem). Ou seja, ela permite que as equipes de TI criem, modifiquem, destruam e gerenciem recursos na nuvem com nenhuma ou mínima interferência humana. Você pode aproveitar ferramentas e recursos de automação de nuvem oferecidos por seu fornecedor de nuvem pública (como a AWS ), ou ferramentas de nuvem de terceiros que podem realizar automação em ambientes de nuvem (como Terraform, Ansible, Kubernetes).

Por que usar automação de nuvem?

A automação de nuvem exige esforço, mas, como resultado, você pode concluir tarefas complexas com o clique de um botão. Além da redução do trabalho operacional, a automação na nuvem possibilitou outros benefícios igualmente importantes.

Possibilita escalabilidade

A automação na nuvem é crucial para qualquer equipe que opere em escala. Você pode gerenciar manualmente um ambiente pequeno de nuvem composto por várias máquinas virtuais e locais de armazenamento. Mas se você quiser escalar para centenas de instâncias de servidor, terabytes de dados e milhares de usuários, a automação na nuvem se torna mandatória.

Facilita a implementação do DevOps

O DevOps conta com práticas como infraestrutura automatizada como código, entrega contínua e feedback. E todos eles dependem da automação. Com coleta e compartilhamento automático de dados e visibilidade consistente, a equipe pode identificar e agir melhor nas oportunidades de melhoria.

Economiza tempo

Automatizar tarefas demoradas permite que as equipes se concentrem em atividades que exigem um nível mais alto de conhecimento e não podem ser facilmente automatizadas. Por exemplo, uma ferramenta IaC (Infrastructure as Code) pode configurar cem servidores em minutos por meio de modelos predefinidos, enquanto um engenheiro pode passar vários dias fazendo isso.

Aumenta a segurança e reduz o risco de erros

A automação de tarefas reduz a necessidade de supervisão e risco de erro humano, pois regras e modelos bem configurados para gerenciar a automação fornecem um ambiente padronizado. Além disso, você pode seguir boas práticas de segurança em fluxos de trabalho automatizados para manter seus processos de automação 100% seguros.

Melhora os processos de backup

As empresas podem fazer backup de seu sistema para protegê-lo contra falhas de configuração, apagamento acidental, falha de hardware ou ataques cibernéticos. Técnicas e práticas ajudam a criar um modelo automático de proteção dos seus dados, tanto na nuvem quanto do seu datacenter para nuvem.

Garante uma melhor gestão

Quando os sistemas são configurados manualmente ou de forma ad hoc, os administradores geralmente não têm uma maneira centralizada de gerenciar a infraestrutura e têm pouco controle sobre ela. Ferramentas de automação em nuvem permitem configurar recursos de forma padronizada e controlada, o que lhe dá mais controle sobre a infraestrutura da sua organização.

Juntos, esses benefícios permitem que as empresas agreguem valor de forma mais eficaz. Em vez de perder tempo e recursos gerenciando ambientes de nuvem manualmente, as organizações que usam a automação de nuvem podem direcionar seus recursos para atividades que proporcionam benefícios instantâneos aos negócios, como desenvolver novos serviços e atender às necessidades dos clientes. Eles também podem implantar ou alterar rapidamente seus ativos de TI conforme necessário para realizar novos projetos de negócios.

Quais processos você pode automatizar na nuvem?

A automação em nuvem é muito utilizada nas empresas atualmente como em workflows de desenvolvimento. Alguns casos de uso são o provisionamento automático de recursos de infraestrutura em nuvem, o desligamento de instâncias e processos não utilizados e backups regulares de dados. Além disso, a automação em nuvem é aplicada a processos como:

Alocação de recursos

O escalonamento automático, conhecido como autoscaling – a capacidade de aumentar e diminuir o uso de recursos de computação, memória ou recursos de rede em resposta à demanda – é um princípio fundamental da computação em nuvem. O autoscaling fornece elasticidade no uso de recursos e permite um custo de nuvem alinhado à real demanda computacional.

Além disso, o autoscaling é a principal forma de gerenciamento de carga de trabalho. Ele permite adaptar a infraestrutura aos requisitos operacionais reais. A estrutura de automação em nuvem é um produto principal de qualquer provedor de nuvem pública e permite que você gerencie seu ambiente e ajuste automaticamente as cargas de trabalho conforme a sua necessidade.

Gerenciamento multi-cloud

A automação da nuvem é imprescindível no contexto de arquiteturas multi-cloud, quando empresas usam duas ou mais nuvens públicas ou privadas simultaneamente.

As ferramentas de automação na nuvem permitem que as equipes implantem e gerenciem cargas de trabalho simultaneamente em várias nuvens a partir de uma interface central, em vez de manipular ferramentas diferentes para cada nuvem que utilizam. As organizações que usam uma estratégia de multi-cloud ganham a capacidade de gerenciar todas as suas nuvens com um conjunto de ferramentas centralizado e automatizado, tornando sua estratégia de nuvem mais eficaz.

Infraestrutura como código (IaC)

No paradigma IaC, devemos definir a infraestrutura de TI em modelos de configuração e iniciar automaticamente de acordo com essa configuração. Os arquivos de configuração geralmente são mantidos sob controle de versão e são gerenciados, testados e desenvolvidos, assim como o código-fonte.

As tecnologias de automação em nuvem tornam o IaC muito mais potente porque as nuvens públicas e privadas controlam quase todos os aspectos da infraestrutura, permitindo que sistemas complexos sejam gerenciados. Com os recursos de virtualização das plataformas de nuvem, você pode automatizar a descoberta e o agrupamento de recursos de computação em toda a rede e implantar recursos de forma flexível, independentemente de sua configuração física ou localização do servidor.

Desenvolvimento e teste de aplicativos

A automação na nuvem também é vital para os desenvolvedores de aplicativos. Práticas de desenvolvimento ágil, como integração contínua, implantação contínua e contínua e DevOps, dependem da implantação rápida de recursos e da escalabilidade vertical para testar novas versões de software.

Para ficar à frente da concorrência é necessário se tornar cada vez mais estratégico. Ao adotar a automação de nuvem, você conseguirá livrar seu time das tarefas repetitivas e fazer com que eles foquem nas mais estratégicas.

Se você gostou desse conteúdo, fique de olho em nosso blog! Estamos sempre produzindo novos artigos sobre o tema!

← Voltar

Newsletter

Assine a nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.

Agende uma reunião conosco:

Prontos para sua empresa

Experiência de mais de 300 projetos AWS.