Blog

Conteúdos sobre as soluções
empresariais de
Computação em Nuvem

Os 7 maiores erros de nuvem que você não pode cometer!

abr 20, 2022

Os 7 maiores erros de nuvem que você não pode cometer

Em um mercado pautado nas transformações digitais, migrar para servidores de cloud computing não é mais uma opção, mas sim uma obrigação. Isso porque o uso dessa tecnologia oferece inúmeros benefícios e diferenciais competitivos. 

Os serviços em nuvem possibilitam que a sua empresa realize a armazenagem, o gerenciamento e a execução de tarefas e aplicativos de forma totalmente remota. Assim, a companhia passa a apresentar melhorias operacionais, aumento de produtividade, diferencial competitivo, redução de custos e muito mais! 

Entretanto, para usufruir de todas essas vantagens, é preciso evitar erros de nuvem no momento do planejamento da migração. Quer saber quais são as 7 principais falhas que você não pode cometer no seu projeto? Então continue a leitura conosco! 

7 erros de nuvem que a sua empresa não deve cometer! 

Quer ter uma migração de sucesso? Então fique atento aos próximos erros de nuvem que você jamais pode cometer na sua empresa:

1 – Realizar a migração sem uma estratégia definida

Esse é um dos erros em nuvem mais graves do mercado, uma vez que a migração para um serviço de cloud necessita de um planejamento completo, que inclua todas as áreas que serão afetadas pela inovação. 

Dentro desse projeto, você deve incluir etapas como: 

  • Adaptação;
  • Treinamento; 
  • Análise de resultados. 

A última será responsável pela avaliação da usabilidade da nova ferramenta, servindo de documentação para os gestores que atuam no processo de suporte e instalação da nuvem. 

2 – Não escolher o modelo de nuvem ideal para a sua empresa

Outro grande erro de nuvem está presente na falta de avaliação das opções de mercado que mais se adequam à sua empresa. Assim, é preciso avaliar a realidade do seu segmento de negócio e escolher o modelo que melhor atende às suas necessidades. 

Conheça as principais características das principais opções de mercado, como: 

  • Nuvem privada: Uma infraestrutura dedicada para a sua empresa. Esse modelo permite que seja instalada na estrutura da empresa ou em um datacenter de terceiros. 
  • Nuvem pública: Já nesta opção, a sua empresa poderá contar com uma infraestrutura fornecida por terceiros. Desta forma, você paga pelo que usa e tem acesso a recursos computacionais e de segurança virtualmente ilimitados. 
  • Nuvem híbrida: Esta é uma infraestrutura mista, que conecta a nuvem privada e a nuvem pública através de conexões de rede como VPNs e links dedicados. 

3 – Não realizar o monitoramento e gerenciamento da nuvem após a migração

Outro erro na nuvem muito comum é não realizar o monitoramento e muito menos o acompanhamento dos resultados obtidos após a implementação da solução. 

Isso impossibilita que você identifique possíveis gargalos e dimensionamentos incorretos de infraestrutura. Assim, sua migração para a nuvem poderá se tornar custosa, instável e  ineficiente, uma vez que você também não saberá como está o desempenho da solução e a experiência dos seus usuários nesse novo ambiente. 

Portanto, se atente em acompanhar de perto seu projeto de migração! 

4 – Não preparar a sua equipe para utilizar a nuvem

Falando em usuários, é muito importante capacitar seus colaboradores para essa nova mudança. Afinal, a falta de conhecimento pode ser um dos piores erros de nuvem do seu projeto. 

Assim, tenha em mente que divulgar boas práticas e oferecer treinamentos relacionados à segurança e padronização do uso da nuvem irão impactar diretamente nos resultados do seu negócio após a implementação da nova tecnologia. 

5 – Descuidar da segurança dos dados na nuvem

Além da falta de preparo dos colaboradores, o descuido de boas práticas e monitoramentos da segurança de dados da nuvem pode ser um erro fatal para o seu projeto, ainda mais com a nova legislação da LGPD.

A nuvem é segura, entretanto é preciso ter um cuidado redobrado com ela, implementando ferramentas adicionais, como serviços de criptografia de dados, níveis de controle de acesso, monitoramento em tempo real dos dados e de configurações e a criação de protocolos de segurança.  

6 – Não analisar os fornecedores de forma cuidadosa

Você precisará de um fornecedor para que a migração seja feita da melhor maneira possível, e para isso é necessário escolher uma empresa que entregue um serviço alinhado às necessidades do seu negócio. 

Assim, será necessário fazer análises desde:

  • Quais são as soluções oferecidas pelo fornecedor; 
  • Experiência de mercado; 
  • Qualidade de atendimento (tempo de resposta, disponibilidade etc.); 
  • Serviços amplos com preços acessíveis; 
  • Verificação de procedimentos de implementação. 

7 -Não contar com um Service Level Agreement (SLA)

Apesar de não ser tão conhecido, o Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Segurança, é um documento essencial para guiar e definir as relações entre os usuários e o provedor de nuvem. 

Assim, caso você não conte um SLA, seu projeto pode ficar em risco por não ter o compromisso de obrigações e atividades que devem ser prestadas pela companhia de serviços de nuvem dentro de um intervalo de tempo acordado.

A Cloudster pode te ajudar! 

Para garantir uma migração de sucesso, é preciso boas práticas, conhecimento e experiência para evitar esses erros na nuvem. Você precisa contar com o parceiro ideal! 

A Cloudster ajuda as empresas a adotarem a nuvem e melhorarem suas capacidades de entrega, promovendo excelência na prestação de serviços em cloud e possibilitando que seus clientes e parceiros inovem dentro dos seus segmentos de atuação. 

Quer saber para onde a nuvem vai te levar? 

Então entre em contato agora mesmo com nossos especialistas!

← Voltar

Newsletter

Assine a nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.

Agende uma reunião conosco:

Prontos para sua empresa

Experiência de mais de 300 projetos AWS.