Sobre a E-peça
O sucesso da E-Peça reside em sua inovação tecnológica e no compromisso em fornecer uma experiência ao usuário sem complicações. Utilizando Arquitetura Serverless, o front end intuitivo da plataforma apresenta filtros personalizáveis que facilitam a localização de concessionárias com base em critérios como distância, tempo de entrega e preço.
Empresa Paranaense de e-commerce de peças automotivas, fundada por Raul Wolf Pedroso (CEO) e Sérgio Roberto Spitzner Júnior (CTO) em 2018, a E-peça tem como missão criar uma plataforma online onde você pode encontrar facilmente e de maneira organizada peças de reposição para todos os tipos de veículos ou máquinas.
O desafio
A E-Peça enfrentou desafios técnicos ao tentar estabelecer uma plataforma de e-commerce robusta para peças automotivas. O principal obstáculo foi o processo de cadastramento de peças, que provou ser complexo e demorado devido à necessidade de vincular cada peça a sua aplicação específica em um veículo ou máquina.
O processo exigiu a compra de uma câmera fotográfica 360º importada para capturar imagens de todos os ângulos de uma peça. Além de conectar essas imagens as suas codificações, como, números de chassi e aos modelos de veículos e o ano de fabricação referente.
A solução tecnológica escolhida também apresentou desafios. Com o apoio da Cloudster, a equipe desenvolveu a plataforma E-Peça utilizando a arquitetura serverless da AWS. Embora essa abordagem garantisse a performance necessária para a aplicação, a equipe precisou realizar uma série de configurações e ajustes para torná-la economicamente viável.
Além disso, a integração do back office da plataforma com sistemas de logística, pagamentos e outras plataformas ERP/DMS do mercado. Isso exigiu a construção de uma infraestrutura técnica complexa que pudesse respeitar a política comercial das concessionárias. O que exigiu automatizar a manutenção dos stacks, e permitir a integração com estoques em tempo real. Ao utilizar uma arquitetura serverless, a manutenção ficou simplificada.
A solução
Para superar os desafios e entregar uma solução moderna para o mercado, a E-peça optou por implementar uma infraestrutura robusta, com baixo custo operacional e flexível, contando com o apoio da Cloudster. A solução envolveu o uso de várias tecnologias AWS, entre elas o AWS Lambda, o Amazon RDS, o Amazon Elasticache e o Amazon CloudFront.
O AWS Lambda desempenhou um papel fundamental na criação de uma plataforma escalável e de baixo custo. Este serviço permitiu que a E-peça executasse seu código sem provisionar ou gerenciar servidores, pagando apenas pelo tempo de computação consumido.
A E-peça pôde se concentrar no desenvolvimento de suas aplicações, em vez de gerenciar infraestruturas, e possibilitou escalar dinamicamente em resposta ao tráfego.
O Amazon RDS, por outro lado, foi usado para armazenar todas as informações das peças em um banco de dados relacional oferecido como serviço na nuvem. Isso permitiu que a E-peça gerenciasse de maneira eficiente o cadastro de mais de 51 mil itens, facilitando tarefas como backups, patching e recuperação. Clientes E-Peça se beneficiam de um backup contínuo dos dados conhecido como “point in time backup” cuja janela de perda é próxima de zero.
Por isso, Amazon Elasticache foi crucial para aprimorar a velocidade de leitura dos dados, oferecendo um serviço de armazenamento em cache na memória totalmente gerenciado. Assim, garantiu que a plataforma E-peça pudesse manipular informações em alta velocidade, proporcionando uma experiência de usuário mais fluida e agradável.
Por fim, o Amazon CloudFront foi implementado para acelerar a entrega de conteúdo estático e dinâmico para os usuários finais da plataforma E-peça. Por isso, o tempo de carregamento de página ficou mais rápidos e uma melhor experiência geral para os usuários, independentemente de onde estivessem localizados, utilizando Arquitetura Serverless.
Os benefícios
Ao utilizar essas tecnologias, a E-peça conseguiu implementar uma solução viável de alto desempenho baseada em Arquitetura Serverless que permitiu a ela decolar no mercado de e-commerce de peças automotivas.
O projeto piloto começou com o front-end para uma concessionária de motos no Paraná e evoluiu para uma plataforma completa de e-commerce de peças da Volkswagen que contabiliza mais de 51 mil itens cadastrados, gerando mais de 7 milhões de requisições entre a plataforma e as 154 concessionárias da montadora através da nuvem AWS.