Se você é o responsável por todas as novas tecnologias da sua empresa, está mais do que na hora de falarmos sobre o futuro do backup. Afinal, essa é uma das mais importantes práticas a serem implementadas atualmente.
Por essa razão, construímos este artigo que evidencia o futuro do backup e como ele vai impactar no seu dia a dia.
Assim, você pode aprender e repassar o conhecimento adquirido para a sua equipe interna. Então, não perca seu tempo! Continue a leitura conosco.
O que mudou no backup com o passar do tempo?
Fazer backup já foi um processo simples, afinal seus dados estavam no seu ambiente de TI local. Sua equipe de TI ocasionalmente fazia backup de seus dados e os recuperava conforme necessário. Hoje, os dados são gerados e distribuídos em ecossistemas altamente complexos, como multicloud, nuvem híbrida, computação de borda e Internet das Coisas (IoT). Para citar alguns, dificultando o processo de backup e exigindo soluções automatizadas inovadoras.
Agendar e gerenciar backups geralmente são tarefas que consomem muitos recursos e exigem que as tarefas de backup não interfiram entre si e que os trabalhos de manutenção como de banco de dados, não afetem o tempo de execução de seus backups. Sem mencionar o extenso tempo gasto verificando e monitorando as execuções de backup.
Uma revolução de armazenamento e backup de dados surgiu com o lançamento da tecnologia de computação em nuvem nos anos 2000. Agora, as empresas podem manter todos os backups em vários locais diferentes. Isso significa que eles podem acessá-los a qualquer hora, em qualquer lugar, de qualquer dispositivo conectado. Além disso, a capacidade de uma nuvem pode ser aumentada expandindo ou adicionando espaço conforme a necessidade das empresas, economizando dinheiro a longo prazo.
O backup em nuvem se tornou a primeira linha de defesa de uma empresa em caso de ataque de ransomware ou desastre natural. Se uma inundação ou tempestade atingir o escritório principal de uma empresa, há uma grande chance de que muitos dados sejam completamente irrecuperáveis.
Embora existam muitos motivos para adotar o backup em nuvem no plano geral de gerenciamento de dados de sua empresa. Estes são os principais benefícios que você pode estar ignorando se estiver operando sua empresa sem esse componente crítico:
Reduza os custos e melhore a escalabilidade
Antes da virtualização, as empresas eram forçadas a guardar seus dados em dispositivos de armazenamento físico. Isso significava comprar hardware, reservar espaço, pagar funcionários para mantê-lo e fazer pedidos de mais equipamentos à medida que a quantidade de dados crescia e as necessidades de armazenamento se expandiam.
O backup em nuvem simplifica e melhora o armazenamento de dispositivos físicos de várias maneiras (que abordaremos mais abaixo). Principalmente para os proprietários de empresas que observam a eficiência de custos, é menos dispendioso de manter e oferece maiores opções de escalabilidade.
Em vez de comprar e manter equipamentos caros e contratar profissionais para projetá-los e mantê-los, as empresas podem armazenar e fazer backup de seus dados com um provedor confiável de backup em nuvem. Os dados são armazenados com segurança na nuvem e monitorados por especialistas, com expansão ilimitada do armazenamento.
Elimine a perda de dados para sempre
A perda de dados tem muitas faces. Pode vir na forma de desastre natural (como inundação ou incêndio), dano físico ao dispositivo, roubo ou perda e como resultado de erro humano. Muitos dispositivos de armazenamento físico não são adequados para suportar esses riscos de perda de dados e podem não permitem que as empresas recuperem dados quando mais precisarem.
Muitas vezes, no armazenamento físico, os dados destruídos, excluídos ou perdidos se perdem para sempre. Isso pode colocar as empresas em risco financeiro e judicial – retardando ou até interrompendo as operações, e prejudicando a reputação da empresa junto aos seus clientes e parceiros de negócio.
Empresas que usam backup em nuvem eliminam o risco de perda de dados e se recuperam rapidamente de desastres, prevenindo impactos no negócio.
Nunca perca um backup
O backup em nuvem permite a automação das rotinas de backup — eliminando erros humanos e ‘pastas esquecidas’ para que o backup de dados da sua empresa esteja sempre completo, confiável e atualizado.
O backup automático e contínuo protege melhor os dados, salvando apenas arquivos novos ou alterados para otimizar o armazenamento.
Seu provedor também deve monitorar os backups e enviar relatórios, notificando você sobre sucessos e alertando sobre possíveis erros.
Recuperar dados como você quiser e precisar
As empresas que fazem do backup na nuvem parte de seu plano de TI têm a capacidade de recuperar e restaurar dados quando mais precisam.
Em vez de perder tempo com recuperação de dados incerta, empresas com backup em nuvem restauram facilmente seus arquivos online, em poucos cliques e qualquer dispositivo.
Ao fazer backup com um provedor de backup em nuvem que oferece históricos ilimitados de versões de arquivos anteriores, as empresas podem até recuperar dados de qualquer momento para desfazer e recuperar erros acidentais, exclusões e muito mais.
Futuro do Backup em nuvem: o que vai mudar?
Além de todos esses benefícios que citamos anteriormente, o futuro do backup em nuvem irá transformar diversas atividades cotidianas da sua TI, isso porque com o advento de novos formatos cloud e novas tecnologias integradas a eles, a atividade de backups e recuperação de sistemas fica cada vez mais completa.
Veja a seguir as principais mudanças:
Backup em Multicloud e em clouds híbridas
O uso de uma estratégia multicloud dentro das empresas aumenta cada dia mais, ou seja, o armazenamento do trabalho ocorre em várias modalidades de nuvem, públicas e privadas, isso porque essa transição de dados é mais ágil do que entre nuvens e sistemas locais.
Assim, a atividade de backup em multicloud ou clouds híbridas também estimula a redução de perda de arquivos e informações e até mesmo falhas que causem inatividade do servidor. Caso não consiga acessar a nuvem, a equipe acessa facilmente as cópias de todos os documentos armazenados em qualquer modalidade de nuvem.
Além disso, essas tecnologias permitem que você implante cargas de trabalho e dados em vários ambientes de nuvem sem precisar se preocupar com a compatibilidade entre serviços ou formatos proprietários.
Disaster Recovery aliado à IoT
O uso da Internet das Coisas (IoT) em diversos dispositivos já é uma grande realidade no mundo todo. Entretanto, todos os dados coletados por essa tecnologia podem ficar desconectados do sistema principal.
Ou seja, caso alguma falha aconteça no sistema, os dispositivos IoT mantêm a armazenagem de dados, uma vez que a eles permanecem inalterados frente ao problema do sistema principal.
Assim, a equipe pode utilizá-los para recuperar os sistemas no último estado funcional. Os dispositivos IoT também oferecem uma vantagem adicional, tornando-se grandes aliados nos planos de Disaster Recovery.
Por exemplo, se você tiver sistemas de IoT ambientais monitorando seus sites, esses dispositivos poderão ajudá-lo a detectar um desastre. Com isso, o sistema iniciará o upload de dados do dispositivo para a nuvem, garantindo a integridade das informações.
Aumento da utilização do Armazenamento definido por Software (Software-defined storage)
Outro ponto de alerta para mudanças futuras decorrente do uso do backup de nuvem é a popularização do Armazenamento Definido por Software (Software-defined storage), que está diretamente ligado com o conceito de pay as you go.
Dentro dessa vertente você poderá adicionar uma maior capacidade de armazenamento em nuvem conforme a sua necessidade for aumentando, ou seja, apenas contrate o que é preciso para o atual momento da sua companhia.
Essa modalidade de contratação permite um equilíbrio maior dos custos e logicamente uma flexibilidade maior!
Gostou de conhecer mais sobre o futuro do backup em nuvem? Então, corre para o nosso blog e saiba mais sobre as principais tendências do mundo do cloud computing!