Blog

Conteúdos sobre as soluções
empresariais de
Computação em Nuvem

8 benefícios do Backup em nuvem que você precisa conhecer agora!

maio 6, 2022

De forma geral, backup é a realização de cópias de segurança dos arquivos da empresa, sendo que eles podem incluir todos os dados ou apenas aqueles considerados mais relevantes para o negócio.

Quando essas cópias são armazenadas em um ambiente de cloud, passa a ser chamado de backup em nuvem. Basicamente, em vez de usar HDs externos e fazer as cópias dos dados apenas localmente, todas as informações são replicadas automaticamente e armazenadas em um local seguro do provedor nuvem contratado.

Se a organização tiver seus dados perdidos, deletados ou corrompidos, ela consegue acessar e recuperar as cópias facilmente pelo navegador web ou painel de controle do provedor de serviços.

Na prática, sua empresa deve contratar um serviço de consultoria que ajuda na contratação desse serviço, que fornecerá todo o suporte necessário para que os backups sejam feitos da forma mais segura e com custo eficiente.

Essa forma de fazer backup tem vários diferenciais quando comparado ao que é realizado apenas nas premissas da empresa. Conheça as principais delas abaixo.

1. Rotinas de backup automatizada e seguras

Grande parte das empresas utilizam sistemas de backups gratuitos, os quais exigem conhecimento avançado para a construção de rotinas sólidas e alto índice de manutenção e gestão de espaço, afinal este é finito.

Por outro lado, existem softwares mais modernos e sofisticados que abstraem a complexidade e mantendo a segurança da operação.

Mas a grande vantagem é a automação que pode ser utilizada para executar os planos. Estas podem ser configuradas em intervalos pequenos, como de 15 em 15 minutos, uma vez que a maioria das soluções nativas para nuvem copiam apenas os dados alterados. Dessa forma sua janela de perda de arquivos é praticamente nula. É possível automatizar ações em caso de falhas para que tente automaticamente se recuperar do problema e através de notificações – por e-mail por exemplo – você estar ciente que seu plano teve algum problema.

2. Flexibilidade

O backup em nuvem é o tipo mais flexível de backup. Você pode usá-lo para fazer backup de arquivos, dados de aplicativos ou servidores físicos ou virtuais inteiros. Como todo armazenamento de backup em nuvem são altamente virtualizados, você pode dimensionar com facilidade e economia conforme necessário. O backup em nuvem elimina a necessidade de mover fisicamente as mídias de backup para outro local para proteção contra falhas de energia ou desastres locais. Outra característica da flexibilidade diz respeito à possibilidade de poder ter como destino diversas nuvens e tipos de armazenamento para aumentar ainda mais a segurança e disponibilidade dos dados.

3. Acessibilidade a partir de qualquer local

Como sabemos, o ambiente cloud é acessado de forma online, possibilitando que os colaboradores realizem suas atividades em qualquer lugar e hora. Com o backup em nuvem, a recuperação das informações poderá ser feita em qualquer localidade, bastando um dispositivo físico ou móvel com acesso à internet. Eventuais configurações do backup também podem ser feitas à distância, como a rotina, frequência, histórico das cópias, entre outras opções.

Imagine que o gestor de TI esteja viajando a negócios, mas nesse momento ocorre um incidente que corrompe grande parte dos arquivos cruciais para realização das atividades diárias da empresa. Ele verificará o problema, solicitará a recuperação dos dados e acompanhará o processo mesmo fora do estabelecimento.

4. Mais segurança das informações

Backups manuais estão suscetíveis a muitos riscos, como furtos, roubos, acidentes e desastres naturais. Por exemplo, quando as informações são copiadas em HDs e servidores locais, esses dados podem ser perdidos por um incêndio, enchente, descargas elétricas, entre outros problemas.

Porém essas cópias estão mais seguras quando armazenadas no provedor de nuvem que possui uma maturidade de segurança altíssima, ou seja, é muito mais seguro do que as redes locais, disponibilizando diversos mecanismos como criptografia at rest, in transit, segurança física dos datacenters. No caso do Amazon S3 por exemplo, dependendo do tipo nível de armazenamento que usar, o dado fica replicado em até três locais distintos.

É um storage multi-datacenter. Na FAQ do Amazon S3 você pode encontrar a seguinte afirmação “…projetadas para fornecer 99,999999999% (onze noves) de resiliência de dados de objetos ao longo de um determinado ano. Esse nível de resiliência corresponde a uma média de perda anual esperada de 0,000000001% de objetos. Por exemplo, se você armazenar 10.000.000 de objetos no Amazon S3, poderá esperar a perda de um único objeto uma vez a cada 10.000 anos.”

5. Gerenciamento simplificado

Na forma tradicional de backups, é preciso administrar servidores, cuidar de HDs e outros equipamentos, além de precisar reservar e gerenciar o espaço físico, e ainda ter que designar colaboradores responsáveis pela manutenção dos dados, compactação e rotinas de restauração.

Com o backup em nuvem, todas essas responsabilidades são do provedor contratado, gerando agilidade e dando mais foco para seu negócio.

6. Conformidade

A conformidade do armazenamento na nuvem é o princípio de que esses repositórios entregues devem estar em conformidade com os padrões exigidos pelos clientes. Tenha certeza que seu provedor tenha os mais altos níveis de conformidade, os principais e mais solicitados são o HIPAA – para armazenamento de dados de saúde, e o PCI/DSS – padrão de segurança de dados do setor de cartão de pagamento.

7. Escalabilidade

O volume de dados que as empresas geram é realmente surpreendente. Todas essas novas informações significam que as corporações são inundadas com novos dados em um ritmo sem precedentes.

Ter tantos dados é um ativo e uma oportunidade para as empresas e, portanto, é necessário um plano para cultivá-los. A nuvem se tornou o lugar lógico para fazer isso.

A nuvem permite que as organizações dimensionem estrategicamente seu armazenamento de dados conforme sua demanda, e oferece espaço virtualmente infinito.

8. Economia

Alguns provedores de nuvem criaram diversos níveis de armazenamentos desenvolvidos especificamente para fornecer o custo mais baixo para diferentes padrões de acesso. Nas empresas existem diversos tipos de arquivos bem como prazos para manter esses arquivos. Existem leis que obrigam as empresas a armazenar dados pode décadas sem que sejam acessados ou muito raramente.

Por outro lado, existem dados que serão frequentemente acessados. Para otimizar os custos com armazenamento na nuvem, você pode selecionar diferentes níveis de armazenamento para otimizar os custos. Atualmente, você pode gastar USD 0.02 por GB armazenado na AWS para dados muito acessados ou até USD 1 para armazenar 1 terabyte de dados que não serão frequentemente acessados, ou seja, serão arquivados por longo prazo. Desta forma, classificando seus dados corretamente entre dados quentes – acessados frequentemente, mornos – infrequentemente, e frios – raramente acessados, o nível de otimização financeira é imenso!

Quer saber mais sobre as ferramentas de backup para sua empresa?

Acesse https://backupemnuvem.com
 
E acompanhe outros conteúdos do nosso blog!

← Voltar

Newsletter

Assine a nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.

Agende uma reunião conosco:

Prontos para sua empresa

Experiência de mais de 300 projetos AWS.