Líderes de tecnologia devem estar sempre buscando, estudando e validando novas tendências tecnológicas. Como resultado, se aumenta o valor percebido do serviço prestado pela empresa, e é nesse contexto, a Edge Computing pode atender a necessidade de negócios que necessitam coletar e processar informações em locais com conectividade ruim. Como resultado da baixa cobertura de rede.
A limitação de conectividade e a necessidade de respostas com baixa latência fazem com que a demanda por processamento e armazenamento local seja essencial. Nesses casos, processar e armazenar os dados na nuvem se torna inviável.
Preparamos este texto exatamente com o objetivo de explicar a você o que é Edge Computing e suas principais características.
Edge Computing: O que é?
Edge Computing processa e analisa dados mais próximos de sua origem e por isso está fortemente ligado à Internet das Coisas (IoT), embora seu uso não se limite a essa finalidade. O processamento de dados ocorre na borda da rede, afim de diminuir a latência e reduzir as demandas de recursos de computação em nuvem e data center.
Um exemplo é o processamento em dispositivos inteligentes, no local onde sensores e outros instrumentos estão coletando e processando dados. Ao processar análises de dados em uma rede de borda, as empresas obtêm recursos e capacidades cruciais para estruturas digitais avançadas, como a Indústria 4.0.
Essa tecnologia surgiu inicialmente com a intensificação do uso de IoT por meio da necessidade de um processamento de dados mais rápido, assim como ocorre em smathphones, sensores, câmeras, e todos os outros dispositivos que têm acesso à internet. O tempo de transferência de dados coletados e enviados por longas distâncias até os servidores centralizados é reduzido.
Conheça quais são os benefícios da Edge Computing
Agora que você sabe o que é Edge Computing e como surgiu, prepare-se para conferir os principais benefícios da computação de borda. Confira abaixo as principais vantagens de utilizar esse tipo de tecnologia.
Redução de custos com as soluções IOT
Esse tipo de processamento de dados permite que a respectiva coleta, armazenamento e análise das informações mais críticas aconteçam próximo das suas fontes. Além disso, reduz a intensidade do fluxo de dados que circulam, assim, as empresas que adotam esse serviço filtram quais informações serão enviadas para a nuvem e quais serão processadas na borda. Isso reduz significativamente as despesas com IoT.
Baixa latência de conexão com Edge Computing
A Edge Computing reduz a latência da conexão ao processar informações próximas ou localmente. Isso se torna essencial para aplicações que exigem respostas rápidas e baixa latência. Como os dados não precisam ser processados na nuvem, o tempo de resposta da conexão diminui consideravelmente, pois o caminho percorrido é fisicamente mais curto.
Integração mais inteligente entre dispositivos novos e antigos
A integração entre dispositivos novos e antigos fica mais inteligente. A Edge Computing facilita a conexão entre esses aparelhos e as plataformas IoT. Dessa maneira, não existe a necessidade de as organizações investirem alto com dispositivos modernos. Além disso, a plataforma facilita que elas obtenham importantes insights durante a tomada de decisões estratégicas.
Escalabilidade
O conceito de escalabilidade é uma das características mais importantes da Edge Computing. O espaço de armazenamento dos dados é ampliado significativamente. Como resultado, promove o crescimento sem que haja necessariamente oneração no orçamento
Versatilidade
Por trazer maior escalabilidade, a computação de borda também se apresenta extremamente versátil. É possível fazer parceria com Data Centers locais, permitindo que as empresas atinjam mercados mais favoráveis. Dessa forma, não existe a necessidade de realizar investimentos para expandir a infraestrutura de rede.
Esses Data Centers de borda são capazes de impulsionar os negócios por meio da realização de suas operações com distância física e latência reduzida. Essa é uma característica extremamente valiosa, por exemplo, para provedores e produções de conteúdo streaming sem interrupções, além de serviços industriais, saúde, finanças e varejo.
Mais segurança com Edge Computing
Os dados são armazenados em diversos locais na computação de borda, auxiliando na segurança e privacidade. Isso ocorre exatamente porque eles são filtrados de acordo com a criticidade e processados localmente. Assim, favorece o envio somente de informações não sensíveis. Dessa forma, as empresas podem atender de maneira otimizada às normas da LGPD, que passou a vigorar no Brasil em 2020.
Entenda como a Edge Computing é capaz de apoiar a transformação digital na sua empresa.
A transformação digital veio para proporcionar vários benefícios àquelas empresas que optam por aderi-la. Dessa forma, se permite que a tecnologia aumente o desempenho e, consequentemente, traga resultados melhores e experiências para seus clientes. Não apenas, a computação de borda desempenha um papel essencial em projetos que exigem processamento ou pré-processamento na borda da rede, mas também reduz a carga sobre o ambiente de nuvem.
Diminuir a latência da conexão, armazenamento e processamento cria novas possibilidades de negócio e interconexão de ambientes de computação. Isso é especialmente verdadeiro em indústrias como a do setor têxtil e de extração de petróleo.
A área da saúde também tem utilizado muito essa tecnologia. Além disso, outros setores como o de telecomunicação e a indústria fabril no geral fazem uso dela.
Organizações buscarão cada vez mais serviços como a AWS Snowball para acelerar o processamento de dados entre dispositivos de borda e a plataforma AWS.
Por Fim …
Você acabou de aprender o que é Edge Computing, suas principais características e benefícios. Além disso, descobriu como ela é capaz de apoiar a transformação digital. É realmente impressionante como esse tipo de serviço pode trazer inovação para a sua empresa. Isso gera mais valor e proporciona versatilidade para diversos tipos de serviços.
E você, gostou de conhecer sobre a Edge Computing? Deseja saber mais sobre outros assuntos de tecnologia? Fique de olho em nosso Blog.