Blog

Conteúdos sobre as soluções
empresariais de
Computação em Nuvem

O que é escalabilidade da nuvem e como ela pode ser o diferencial para a sua empresa

jan 11, 2022

Não é novidade alguma que a escalabilidade da nuvem é um dos grandes diferenciais do cloud computing. A tecnologia oferece serviços e recursos sob demanda para as empresas, incluindo armazenamento de dados e poder de processamento. Estes são entregues via Internet e o cliente paga apenas pelo que realmente utilizou.

Alcançando empresas de todos os portes e setores, esse é um conceito já difundido no mercado, especialmente por otimizar os recursos financeiros de TI. Dessa forma, nada mais natural do que querer descobrir o que é e como funciona, bem como os benefícios que ela pode trazer à sua organização.

Para entender mais sobre o assunto, confira nosso texto. Com ele, você poderá entender melhor sobre escalabilidade da nuvem e tudo que cerca este conceito.

O que é escalabilidade da nuvem?

A escalabilidade da nuvem é adicionar ou reduzir recursos de TI para atender às mudanças na demanda. É a capacidade que um sistema tem para acomodar cargas maiores ou menores. Também é relacionado a armazenamento, já que permite aumentar ou utilizar muita capacidade e repentinamente reduzir ou até zerar esse armazenamento quando precisar. Esses são os principais pilares da tecnologia, pois permitem um crescimento sustentável e adaptável.

O crescimento de sua empresa demandará mais espaço e fará com que você precise se atualizar de acordo com as novas tendências e tecnologias disponíveis no mercado. Neste contexto, é necessário saber diferenciar escalabilidade da nuvem de elasticidade da nuvem.

Já falamos sobre o primeiro conceito, agora abordaremos o segundo. A elasticidade está relacionada com o aumento ou diminuição dos recursos. É a capacidade de ajustá-los para lidar com cargas dinamicamente, geralmente em relação à expansão.

Por exemplo: quando uma carga aumenta, o sistema é dimensionado adicionando mais recursos. Quando a demanda cai, reduz e remove recursos.

Quais os tipos de escalabilidade da nuvem?

Com a definição de escalabilidade da nuvem estabelecida, é interessante compreender os dois tipos de escalabilidade existentes. Primeiro é a escalabilidade vertical, a modalidade mais conhecida.

Você consegue aumentar ou diminuir um recurso (processador, memória ou disco) para alterar a capacidade de sua infraestrutura existente. Essa infraestrutura se torna mais ou menos poderosa. Exemplo: é possível mover um aplicativo para uma máquina maior ou adicionar mais processadores e memória a um servidor existente.

Já na escalabilidade horizontal, você adiciona ou remove servidores ou infraestrutura conforme a demanda. Ao invés de utilizar um servidor grande e potente, utiliza-se diversos servidores menores para dividir a carga de processamento.

Desse modo, o poder computacional é ampliado apenas com a adição de novos servidores e ainda é possível retirá-los quando necessário. Em suma, a escala horizontal é mais trabalhosa do que a escala vertical. É particularmente importante para organizações com serviços de alta disponibilidade que exigem tempo de inatividade mínimo.

Quais vantagens a escalabilidade da nuvem oferece a sua empresa?

Os benefícios de escalabilidade da computação em nuvem impulsionam a sua adoção. Os motivos pelos quais as empresas usam a nuvem para escalar incluem:

Armazenamento de dados

O armazenamento em nuvem escalável é crucial para uma empresa que está crescendo. Ela pode usar a computação em nuvem para dimensionar seu armazenamento de dados e atender suas necessidades. Isso significa que a infraestrutura física e os custos associados se tornaram coisa do passado.

Maior poder computacional

Seja qual for o tamanho do seu negócio, a computação em nuvem oferece acesso a recursos de alta capacidade. Pequena ou grande, a escalabilidade da computação em nuvem permite o acesso a ferramentas de dados e software de última geração.

Historicamente, as limitações de infraestrutura impediam que as organizações escalassem rapidamente. A Compra de equipamentos e a implementação de processos consumia muito tempo e dinheiro. Não mais.

Custo x Benefício

Sem custos iniciais em equipamentos caros, o dimensionamento por meio da nuvem economiza dinheiro da sua empresa. Sem gastos iniciais, também não será preciso investir em atualizações caras de parques de hardwares obsoletos.

E a economia não para por aí. Há redução de custos também na equipe de TI, energia e refrigeração. Sem contar a melhoria contínua dos serviços que deixam de ser executados por departamentos internos de TI e passam a ser feitos por times especializados do provedor de nuvem.

O desperdício e o risco são minimizados porque você paga apenas pelo que usa. Além disso, muitos aplicativos são executados de forma mais econômica na nuvem.

Rápido e flexível

A beleza da escalabilidade da nuvem é que você pode responder e se adaptar às mudanças nos requisitos de negócios com velocidade e eficiência. É possível atualizar o armazenamento e os sistemas quando precisar. À medida que sua empresa enfrenta novos desafios, a escalabilidade da nuvem oferece versatilidade e liberdade.

Você pode remodelar sua infraestrutura facilmente e até mesmo redesenhar seu modelo. Poderá até mesmo migrar de um modelo de nuvem privada para uma nuvem híbrida ou sistema multinuvem se isso atender melhor às necessidades da sua empresa.

Conveniente

Se foram os dias de configuração de hardware físico. Em vez disso, os colaboradores de TI podem adicionar facilmente máquinas virtuais adicionais com alguns cliques. Isso economiza tempo e os deixa livres para trabalhar em projetos que geram receita.

Recuperação de desastre

Os aplicativos de nuvem escaláveis permitem reduzir os custos de recuperação de desastres, já que não será mais necessário pagar quantias exorbitantes para construção e manutenção de um data center secundário.

Afinal de contas, por que investir em escalabilidade da nuvem?

A escalabilidade da nuvem refere-se ao aumento ou diminuição de recursos para atender às mudanças na demanda. Uma arquitetura de nuvem escalável é fundamental para o crescimento dos negócios e ajuda sua empresa a se manter competitiva.

As empresas estão migrando para a nuvem para aproveitar as oportunidades de escalabilidade, como economia de custos e flexibilidade. Mas para usufruir ao máximo desta expertise, é importante pensar em como sua empresa deve escalar para obter a experiência ideal.

Algumas perguntas que devem ser feitas são: o dimensionamento horizontal é ideal para a sua empresa? Ou a escala vertical atende às suas necessidades de maneira mais eficiente? O escalonamento automático é adequado para sua organização? Quaisquer que sejam as respostas, a escalabilidade da computação em nuvem é importante para sua empresa.

Ficou interessado? Confira aqui mais informações sobre a tecnologia de cloud computing! Em caso de dúvidas, entre em contato com um especialista da Cloudster para mais informações!

← Voltar

Newsletter

Assine a nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.

Agende uma reunião conosco:

Prontos para sua empresa

Experiência de mais de 300 projetos AWS.