Blog

Conteúdos sobre as soluções
empresariais de
Computação em Nuvem

Quais os benefícios que a Inteligência Artificial na nuvem é capaz de trazer para a sua empresa

dez 7, 2021

Você sabia que 60% dos profissionais de TI no Brasil afirmam que as empresas precisam adotar a Inteligência Artificial (IA) em suas rotinas? É o que diz a pesquisa anual da Morning Consult encomendada pela IBM. Isso ocorre pelo fato dessa tecnologia ter amplas utilidades que beneficiam as organizações de diferentes formas, sendo um importante fator para alavancar seu desenvolvimento no mercado.

Atualmente, cerca de 40% das empresas brasileiras já implementaram IA e conquistaram diferenciais competitivos com a prática. Entenda a importância dessa tecnologia com esta leitura. Aqui você vai encontrar a explicação do que é Inteligência Artificial e quais são seus benefícios na prática!

O conceito de Inteligência Artificial na nuvem

IA é um ramo da ciência da computação que desenvolve tecnologias que simulam a inteligência, lógica e comportamento humano. Com ela, atividades que normalmente são feitas manualmente serão delegadas para máquinas, softwares ou computadores. Quando essa tecnologia é unida à nuvem, todo o processamento é realizado em servidores, computadores, sistemas e redes de terceiros.

Na prática, são criados algoritmos que coletam dados, analisam as informações e tomam decisões para alcançar certos objetivos. Essa tecnologia ainda se divide em diferentes tipos, veja algumas delas!

  • IA Limitada (ANI): chamada de IA fraca, o software estuda/aplica cálculos e realiza tarefas complexas sobre um grande volume de dados;
  • IA Geral (AGI): conhecida como IA forte ou de nível humano, ela é capaz de realizar tarefas como às pessoas;
  • Machine Learning: é criada uma rede de algoritmos que buscam padrões em um grande volume de dados. É aprimorado continuamente e de forma automática;
  • Deep Learning: há uma extensa rede de algoritmos que funcionam de forma similar aos neurônios do cérebro.

Quais as vantagens da Inteligência Artificial na nuvem?

As grandes organizações foram as primeiras a adotar a inteligência artificial. Essa decisão fez com que elas melhorassem suas administrações e se destacassem ainda mais no mercado. Confira como a IA ajuda as empresas no campo prático.

Acesso a dados sem precedentes

Os computadores são capazes de analisar um grande volume de dados — especialmente se forem armazenados na nuvem — em escala e com processamento virtualmente infinito. Assim, é possível alimentar seu sistema de gestão com um volume maior de dados e fazer com que eles tenham acesso a uma gama maior de informações, e uma visão mais ampla sobre o negócio, dando suporte à melhores decisões.

Ao rodar soluções de IA na nuvem, as aplicações passam a ter mais recursos e, consequentemente, se tornam mais eficientes. É possível identificar tendências mais facilmente, assim como aprender melhor com o histórico de dados. Dessa forma, novos padrões de comportamento serão identificados. Por isso, a inteligência leva a análise de dados a um novo nível, já que os gestores conhecerão melhor as reais necessidades de suas operações.

Economia de custos

A empresa terá economia de diferentes formas. A principal delas é ao aumentar a produtividade dos colaboradores e líderes. Como várias atividades manuais serão realizadas por sistemas baseados em IA, o pessoal terá mais tempo para se dedicar às tarefas mais estratégicas, elevando o valor agregado por cada hora trabalhada.

Outra forma de economia é obtida por meio da flexibilidade, especialmente se combinada com a tecnologia em nuvem. A IA permite que os administradores façam previsões mais complexas e precisas sobre as necessidades do mercado. Gestores podem entrar em contato com o parceiro de cloud computing para reduzir ou aumentar a capacidade dos serviços de computação conforme as demandas do negócio.

Precisão

Quando comparado aos trabalhos manuais, a IA é capaz de realizar atividades com uma taxa de erros mínima. Isso evita insatisfação dos clientes, problemas legais e fiscais, desperdício de recursos, retrabalho, entre outros problemas.

Essa lógica também se aplica à gestão, pois tomadas de decisões errôneas podem gerar prejuízos elevados e desperdício de dinheiro. Com a IA, os administradores terão acesso a informações mais precisas e embasadas, possibilitando que as tomadas de decisões sejam mais certeiras.

Rapidez

Velocidade de execução das atividades é uma característica fundamental para conquistar eficiência no dia a dia da empresa. A IA também ajuda a entidade a conquistar esse diferencial, pois as tarefas serão feitas em poucos segundos ou até mesmo imediatamente, principalmente se os computadores forem potentes e utilizarem tecnologias de ponta.

Disponibilidade

Uma máquina consegue trabalhar 24 horas por dia, todos os dias da semana e sem distrações, o que significa que as atividades realizadas pela inteligência artificial serão feitas continuamente. No caso das paradas programadas para manutenções, a IA também ajuda a identificar os momentos mais vantajosos para fazê-las.

Segurança

Segurança é um dos aspectos mais relevantes atualmente para qualquer negócio, independentemente de seu ramo ou porte, pois o número de ataques virtuais aumentou em 300% nos últimos anos.

O risco de ciberataques também é reduzido com a IA, já que essa tecnologia identifica padrões de comportamento automaticamente e pode inibir as ações de cibercriminosos. Imagine que a conta de um cliente na sua plataforma seja invadida. Neste caso, a tecnologia poderá identificar ações suspeitas, impedir o acesso à conta e notificar o usuário legítimo.

Previsibilidade

Graças às informações geradas pela IA, a empresa conseguirá antecipar as movimentações do mercado, o comportamento dos clientes, crescimento de tendências tecnológicas, entre outras interpretações que são pertinentes ao negócio. A previsibilidade também se aplica às questões financeiras, já que a IA analisa as finanças corporativas e pode prever vendas, receita e custos do negócio a cada período.

Qual a importância de ter Inteligência Artificial na nuvem de sua empresa?

Para que todos os benefícios de IA sejam aproveitados, é necessário ter um ambiente de TI com alta capacidade de processamento, além de mantê-lo continuamente atualizados. Entretanto, esse custo pode ser bastante elevado para o negócio.

 O mais adequado é realizar uma parceria com uma empresa especializada em nuvem e que tenha profissionais capacitados e experientes. Assim, sua empresa conseguirá usufruir de um ambiente de TI moderno e potente por um menor custo, menor curva de aprendizado e entrega mais rápida de resultados.

Cada vez mais empresas estão adotando a Inteligência Artificial, o que significa que você deve começar a interagir com essa tecnologia o quanto antes para se manter competitivo e diferenciado no seu mercado. E você ainda pode ter muitas outras vantagens ao combinar a IA com a nuvem.

Estamos sempre trazendo conteúdos informativos e de qualidade gratuitamente! Acesse e confira as outras publicações de nosso blog.

Aproveite e conheça mais sobre a Cloudster!

← Voltar

Newsletter

Assine a nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.

Agende uma reunião conosco:

Prontos para sua empresa

Experiência de mais de 300 projetos AWS.