Blog

Conteúdos sobre as soluções
empresariais de
Computação em Nuvem

Por que uma estratégia multicloud pode ajudar a aumentar a disponibilidade dos serviços?

maio 26, 2022

Se a sua maior preocupação está em manter os seus serviços sempre disponíveis, uma estratégia multicloud pode ser a resposta que sua empresa está buscando. Com ela, você usufruir do que cada nuvem tem de melhor para o seu negócio.

Neste artigo vamos nos aprofundar mais sobre essa modalidade de nuvem e como você pode obter inúmeras vantagens através do seu uso. 

Está buscando mais disponibilidade? Então continue a leitura conosco! 

Para começar: o que é multicloud?

Mas afinal, o que é essa estratégia multicloud? É o uso de dois ou mais provedores de computação em nuvem. Embora uma implantação em várias nuvens possa se referir a ofertas de nuvem de Software como Serviço (SaaS) ou Plataforma como Serviço (PaaS), hoje geralmente se refere a uma combinação de IaaS (Infraestrutura como Serviço) de nuvem. 

Assim, torna- se possível distribuir as cargas de trabalho entre cada uma das operações. Basicamente, seus projetos de TI podem ser atendidos por duas empresas de nuvem diferentes, como, por exemplo, o Google e AWS da Amazon

Mas qual a finalidade desse modelo de implementação de nuvem? O objetivo central está em evitar prejuízos, sejam eles financeiros ou até mesmo operacionais, como a indisponibilidade dos seus serviços e manter a continuidade de negócios.

Multicloud ou nuvem híbrida: você conhece as diferenças?

Você deve estar pensando, se a estratégia multicloud já não está presente dentro do modelo de nuvens híbridas? E a resposta é: não! Essa confusão ocorre, pois,  em ambos os modelos as implementações integram ambientes de computação, mas não necessariamente nuvens no caso da nuvem híbrida.

Na nuvem híbrida é feita através da conexão da nuvem pública com a nuvem privada ou datacenter tradicional. Assim, há a possibilidade de os dados serem processados na rede interna ou datacenter privado da empresa e utilizar serviços da nuvem pública para escoar demandas de processamento mais robusto.

multicloud é um modelo de implantação que aproveita vários tipos de serviços em nuvem. Uma empresa pode usar uma nuvem pública como banco de dados, por exemplo, e outra nuvem pública para dimensionar a computação. Alguns provedores são melhores para determinadas tarefas do que outros. Dessa forma, você obtém os melhores benefícios de cada serviço exclusivo.

Se uma implantação em nuvem híbrida incorpora múltiplas nuvens públicas, ela também pode ser considerada uma implantação em multicloud. Por essa razão, os termos às vezes utilizados de forma intercambiável, mesmo que na realidade signifiquem coisas ligeiramente diferentes.

Conheça algumas vantagens e desvantagens que o modelo multicloud para o seu negócio

Agora que você já compreendeu o conceito da estratégia multicloud e suas diferenças para o modelo de nuvem híbrida, está na hora de focar nas principais vantagens e desvantagens que esse tipo de serviço pode trazer para o seu negócio. 

Separamos aqui os 5 principais pontos, veja: 

1 – Vantagem: Flexibilidade e autonomia 

O principal benefício que a estratégia multicloud oferece é a possibilidade de evoluir e inovar rapidamente. Como você não está restrito às limitações de um provedor de nuvem individual, pode se concentrar na inovação e escolher a forma como sua empresa se desenvolve. Embora todos os provedores de nuvem se esforcem para oferecer um conjunto completo de ferramentas de que você precisa, uma estratégia multicloud abre a possibilidade de escolher os melhores conjuntos de serviços de cada provedor e incorporá-los ao seu aplicativo.

2 – Vantagem e desvantagem: Segurança

Se você trabalha com apenas um provedor gerenciando a segurança dos dados, isso não causa nenhum grande problema. Armazenar seus dados em várias nuvens apresenta complexidade, o que significa que será mais difícil proteger seus dados e evitar vazamentos.

Um ambiente de várias nuvens pode ser muito mais difícil de proteger do que uma única nuvem. Você terá que levar em conta muitos aspectos, incluindo:

  • Chaves de criptografia;
  • Controles de identidade e acesso;
  • Políticas de recursos;
  • Gestão de segredos;
  • Criptografia SSL/TLS.

Por outro lado, a multicloud tem algumas vantagens de segurança, como a prevenção mais eficaz de ataques DDoS. Se você tiver seus dados armazenados em várias plataformas, um ataque DDoS contra uma das plataformas não causará danos graves ao seu negócio. O outro fornecedor de nuvem pode assumir a carga até que o provedor atacado restaure seu serviço.

3 – Desvantagem: Sobrecarga de Gerenciamento

A multicloud dificulta o monitoramento de ambientes. Quando você tem seu ambiente armazenado em várias nuvens, as operações administrativas básicas, como backup de dados, acesso a recursos e sistemas operacionais, tornam-se mais complicadas.

Manter um ambiente multicloud pode ser um desafio, especialmente se você não tiver o luxo de especialistas em TI experientes que tenham conhecimento em diferentes plataformas de nuvem. Plataformas diferentes têm interfaces diferentes e gerenciá-las pode causar dores de cabeça.

4 – Vantagem: Menor latência = Mais desempenho 

O uso de vários fornecedores pode ajudar você a alcançar velocidade mais rápida e melhorar a experiência do usuário de seus aplicativos. O que é ideal para uma localização geográfica não é adequado para outra. Para reduzir a latência que aparece quando os dados percorrem distâncias significativas e aprimorar a experiência do usuário, você pode escolher zonas de nuvem próximas aos seus usuários. A maioria dos provedores de nuvem possui data centers em diferentes regiões do mundo, mas alguns fornecedores podem estar mais próximos de seus usuários do que aqueles com quem você trabalha.

5 – Desvantagem: Gestão do conhecimento 

Especialistas em nuvem estão em alta demanda. Arquitetos e engenheiros de nuvem com experiência em um único provedor de nuvem são difíceis de encontrar. No entanto, contratar especialistas com experiência em várias nuvens é quase impossível. Você terá que encontrar especialistas qualificados que possam desenvolver aplicativos em várias plataformas de nuvem, e o processo de pesquisa levará tempo. 

Entenda como a Multicloud é essencial para a disponibilidade de serviços

As empresas podem tirar proveito de várias plataformas de nuvem. O multicloud permite otimizar a eficiência, reduzir custos e obter uma vantagem competitiva. No entanto, você pode descobrir que desenvolver e gerenciar aplicativos multicloud pode afetar suas equipes de desenvolvimento, segurança e gerenciamento, pois elas terão que se adaptar a vários ambientes.

Se sua empresa tiver uma estratégia sustentável e as ferramentas para fornecer visibilidade em ambientes multicloud, automatizar o gerenciamento e avaliar oportunidades de economia de custos, convém adotar uma estratégia multicloud; mas primeiro pese cuidadosamente os prós e os contras da multicloud.

Um relatório da IDC projeta que até o ano de 2024, mais de 80% das companhias utilizarão a estratégia de multicloud.

Tem alguma dúvida sobre infraestrutura multicloud ou alguma outra dúvida sobre computação em nuvem? Precisa obter o conjunto certo de ferramentas e saber como ficar à frente da concorrência, entre em contato conosco para obter detalhes. Então marque agora mesmo uma reunião com os nossos consultores. Será um prazer te ajudar na sua jornada cloud! 

← Voltar

Newsletter

Assine a nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.

Agende uma reunião conosco:

Prontos para sua empresa

Experiência de mais de 300 projetos AWS.