Blog

Conteúdos sobre as soluções
empresariais de
Computação em Nuvem

Nuvem Amazon: principais benefícios da sua adoção nas empresas

nov 4, 2021

A nuvem Amazon é um dos serviços de Cloud Computing (Computação em Nuvem) mais populares do mundo, já que é oferecido por uma marca de ótima reputação. Atualmente as empresas estão migrando para a nuvem e os gestores que pretendem se transformar digitalmente devem aproveitar essa solução para impulsionar seu desenvolvimento.

Para isso, existem fornecedores que auxiliam na modernização do negócio e migração à nuvem, além de oferecer gestão de serviços AWS.

Quer saber melhor sobre a nuvem Amazon? Continue lendo este conteúdo para saber mais sobre ela!

Mas afinal, o que é nuvem Amazon (AWS)?

A Amazon Web Services (AWS) foi criada em 2006 e oferece armazenamento em nuvem para inúmeras regiões ao redor do mundo. Isto possibilita que arquivos sejam armazenados e acessados remotamente, bastando apenas um computador de mesa ou dispositivo móvel (como smartphone, tablet e notebook) e conexão à internet.

Assim você não depende de discos rígidos, HDs externos, servidores e outros ativos necessários para o pleno funcionamento do ambiente de TI.

A AWS também tem como objetivo permitir que empresas compartilhem seus recursos de forma mais econômica, além de tornar mais fácil o acesso a uma infraestrutura de alto desempenho. Para alcançar esse objetivo, ela oferece algumas soluções:

· Amazon EC2: foi criado para oferecer servidores com capacidade computacional segura e redimensionável na nuvem;

· Amazon DynamoDB: é um serviço de banco de dados não relacional de alto desempenho que processa mais de 10 trilhões de pedidos em um dia;

· Amazon Relational Database Services (RDS): serviço Web em que é possível configurar e dimensionar o banco de dados relacional;

· Amazon Lambda: executa códigos sem provisionamento ou necessidade de gerenciar servidores;

· Amazon Virtual Private Cloud: oferece controle total sobre os ambientes virtuais, podendo criar sub-redes, configurar gateways e rotas, selecionar seu próprio intervalo de IPs, entre outras funcionalidades;

· Amazon S3: permite o armazenamento de objetos com mais segurança, escalabilidade, performance e disponibilidade e baixo custo. Negócios de diferentes segmentos e portes podem armazenar qualquer volume de dados com ampla variedade de uso;

· Amazon Aurora: banco de relacional compatível com MySQL e PostgreSQL de nível empresarial. Oferece a segurança, confiabilidade e disponibilidade de bancos comerciais por uma fração deste custo.

Os principais benefícios da nuvem Amazon

Existem diferentes organizações que oferecem serviços de nuvem; porém, há certos diferenciais competitivos que são garantidos somente pela Amazon, e podem ser o diferencial para que o seu negócio otimize sua produtividade e eficiência.

Escalabilidade

Uma empresa escalável é aquela que consegue aumentar sua carteira de clientes, expandir suas unidades, abranger novos públicos ou regiões e iniciar novas atividades sem aumentar os custos proporcionalmente.

A computação em nuvem viabiliza este cenário pois pode-se contratar os serviços que necessita sob demanda, pelo tempo e na quantidade que for preciso.

No entanto, as empresas tem recorrido cada vez mais a um consultor parceiro da AWS para acelerar a adoção da nuvem, pois ele consegue entregar serviços de nuvem sob medida, na capacidade adequada, de forma escalar, e automatizar sua operação afim de reduzir a sobrecarga de trabalho operacional de TI da empresa.

Custo x Benefício

Custo-benefício não consiste em contratar o serviço mais barato ou mais caro, e sim encontrar o que oferece as soluções mais benéficas pelo melhor valor. Com isso, a entidade não gasta mais que o necessário para satisfazer suas demandas, consegue reduzir custos e torna seu orçamento mais enxuto.

Soluções AWS oferecerem o melhor custo-benefício para seu negócio pelo fato de ao migrar para nuvem você tem diversos serviços embutidos que reduzem a carga operacional, custos, segurança, rastreabilidade e muitos outros a preços mais acessíveis.

Segurança

Investir na Segurança da Informação é um dos requisitos mais relevantes para qualquer empresa que deseja se manter ativa no longo prazo. O volume de ciberataques cresceu de forma constante nos últimos anos — 23% em 2021, segundo a Kaspersky — e a tendência é que o cenário continue assim.

Migrar para o Cloud Computing ajuda neste quesito porque a proteção dos servidores, redes, banco de dados e outros itens passam a ser responsabilidade dos provedores. Normalmente, incluem sistemas de detecção de ameaças e mantêm as tecnologias atualizadas, mas a AWS potencializa essa segurança ao fornecer:

· uso de Gerenciamento de Identidades e Acessos (IAM), que impede acesso de terceiros ao sistema da organização;

· acesso integral (24 horas e todos os dias) a profissionais especializados quando necessário;

· firewalls embutidos, o que possibilita tornar o acesso público, restrito ou específico conforme demanda;

· zona de disponibilidade em diversos locais do mundo;

· autenticação multifator (MFA);

· LGPD e controles de conformidade abrangentes;

· inteligência artificial para segurança da informação;

· criptografia dos dados.

Flexibilidade e personalização

Na AWS é possível utilizar diferentes recursos conforme as necessidades do seu negócio. Banco de dados, sistema operacional (OS), linguagem de programação e outros softwares ou hardwares são alguns exemplos.

Essa possibilidade maximiza o custo-benefício. Afinal, o negócio não arca com funcionalidades ou ativos que não serão utilizados. Assim o ambiente da nuvem também se torna enxuto.

Confiabilidade e suporte

A Amazon é considerada uma das maiores empresas do mundo e, segundo a Kantar, é a marca mais valiosa em 2021. Esse fato torna a organização bastante confiável e consistente.

A AWS conta com uma equipe grande de especialistas em tecnologia que ajudaram a empresa a construir a nuvem líder do segmento segundo o Gartner.

A Amazon é conhecida por sua obsessão pelo cliente que faz com que a empresa busque resolver os problemas do cliente, trazendo conveniência e preços competitivos.

Automação

A AWS passou a última década desenvolvendo uma plataforma que reduz significativamente a manutenção manual e demorada de hardware, rede e armazenamento e permite que a infraestrutura seja controlada por software. No

entanto, cabe a cada empresa desenvolver a estrutura de automação que orquestra os serviços da AWS e os aplicativos e processos exclusivos da empresa.

A automação da nuvem é o que leva a uma melhor disponibilidade, melhor gerenciamento de custos, melhor governança e melhor tempo de entrega. Em vez de aumentar equipes ou adicionar uma miscelânea de ferramentas, construir uma estrutura de automação oferece benefícios muito maiores com menos esforço. Portanto, uma empresa pode escolher entre construir uma equipe de automação interna ou terceirizá-la para um parceiro especializado AWS.

Inovação

Muitos especialistas em todo o mundo dizem que não é apenas o preço competitivo da Amazon Web Services, mas seu compromisso com a inovação que eventualmente permite que ela se vanglorie de ter os nomes de muitas das principais marcas corporativas em sua lista de clientes.

A AWS pode ter concorrentes como a Microsoft e o Google quando se trata de preços, mas quando se trata de dedicação e inovação, não há outro provedor de serviços em nuvem no mercado que possa competir efetivamente com a Amazon Web Services. Para conhecer ainda mais sobre nuvem e outras tecnologias, leia nosso blog! Ele é constantemente atualizado para ajudar você!

← Voltar

Newsletter

Assine a nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.

Agende uma reunião conosco:

Prontos para sua empresa

Experiência de mais de 300 projetos AWS.