A tecnologia se tornou um dos principais vetores de transformação da sociedade. Ela impulsiona inovações nos mais diferentes segmentos do mercado e melhorias contínuas na vida das pessoas.
Na área da saúde, por exemplo, a inovação tecnológica foi fundamental para o desenvolvimento do conceito healthtech – refere-se a qualquer ferramenta ou software projetado para aumentar a produtividade hospitalar e administrativa, fornecer novos insights sobre medicamentos e tratamentos ou melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados.
Apesar de já ser um mercado trilionário, as healthtechs têm potencial para crescer ainda mais, sobretudo quando suportadas por tecnologias como a Cloud Computing. Quer entender como isso é possível? Continue a leitura e confira!
O conceito por trás de uma Healthtech
O setor de Healthtech é um dos que mais cresce na atualidade. Esse segmento é representado por um amplo ecossistema de startups inovadoras, que utilizam a tecnologia como principal ferramenta para a promoção da saúde e bem-estar, dentro e fora de ambientes médicos.
Em outras palavras, as healthtechs são empresas focadas no aprimoramento do setor de saúde através da tecnologia. Isso engloba o desenvolvimento de produtos e serviços de saúde de maneira inovadora, a partir de dispositivos móveis, análises de dados, softwares e tantos outros recursos.
Para se ter uma ideia do potencial do mercado de healthtech, considerado um dos mais promissores do ecossistema de inovação, no Brasil em 2021, os investimentos voltados para startups do setor totalizaram R$ 2,7 bilhões. Em 2020, os investimentos foram na ordem de R$ 545 milhões, segundo o Inside Healthtech Report, produzido pela Distrito.
Entenda como as healthtechs ajudam a melhorar a saúde das pessoas
Como destacado, o foco da atuação das healthtechs é direcionado à melhoria dos serviços de saúde. Para alcançar esse objetivo, o segmento se apoia em alguns pilares, como a inovação; a análise de dados e a análise dos padrões de comportamento da sociedade.
Tudo isso para desenvolver soluções capazes aprimorar a saúde e bem-estar de forma proativa, dentro e fora de ambientes médicos.
Os avanços e benefícios gerados pelas healthtechs surgem a partir de pesquisas e estudos das mais diferentes áreas do conhecimento, como:
- genética;
- análise de dados;
- computação;
- robótica;
- engenharia.
A partir dessas e muitas outras áreas, as healthtechs são capazes de contribuir com a promoção da saúde, em atividades voltadas à:
- medicina preventiva: cujo foco é identificar fatores de risco e antecipar tratamentos e prevenir doenças;
- medicina preditiva: combina dados e variáveis para calcular a probabilidade de um paciente desenvolver determinadas doenças ou sofrer complicações em certos tipos de tratamento;
- medicina proativa: focada no estreitamento da relação entre profissionais da saúde e pacientes, estabelecendo uma cultura de informação e saúde;
- medicina personalizada: baseada no uso de dados individuais do paciente, com o objetivo de desenvolver tratamentos mais direcionados e eficazes para cada tipo de pessoa.
Áreas de atuação de uma healthtech
Assim como o mercado de saúde é dividido em diferentes vertentes, a atuação das healthtechs também segue a mesma lógica. Dessa forma, essas empresas operam com foco em diferentes pontos da promoção da saúde. Entenda melhor cada um deles a seguir!
Prevenção
No contexto da medicina preventiva, as healthtechs atuam no desenvolvimento de soluções que auxiliam na identificação de fatores de risco, permitindo intervenções médicas precoces e com maior probabilidade de sucesso.
Nessa área, o uso de inteligência artificial como ferramenta para a identificação de padrões, por exemplo, já é capaz de indicar propensão a determinadas doenças e condições de saúde. Assim, o paciente tem a possibilidade de agir preventivamente, minimizando possível riscos.
Diagnóstico
Essa é a área mais evidente no contexto das healthtechs, recebendo os maiores investimentos do setor. Aqui, o trabalho das empresas é direcionado ao aprimoramento dos diagnósticos, tornando-os mais precisos e ágeis.
Assim, por meio do desenvolvimento de máquinas, de novos métodos de testagem laboratorial e equipamentos de análise, por exemplo, as healthtechs contribuem para a evolução contínua dos diagnósticos.
Gestão e eficiência
Nesse campo, as healthtechs são responsáveis por impulsionar melhorias na forma como os recursos destinados à saúde são gastos. Assim, seja no meio privado ou no setor público, softwares e sistemas, por exemplo, já são a base da gestão de hospitais e clínicas médicas.
No mesmo sentido, planos de saúde também foram fortemente beneficiados pelas healthtechs. Hoje, algoritmos e modelos estatísticos garantem o equilíbrio atual do sistema, ponto este crucial para a redução de custos e acessibilidade dos serviços.
Tratamento
Nessa área, as healthtechs são responsáveis por desenvolver soluções para tornar os tratamentos mais acessíveis, eficientes e menos invasivos. O objetivo é garantir mais bem-estar e qualidade de vida ao paciente durante os tratamentos.
Cloud computing e as healthtechs
A Cloud Computing tem um papel crucial na estratégia digital das healthtechs. Isso porque, nesse mercado, há uma enorme demanda de utilização de dados e informações de saúde, além de operarem muitos softwares, aplicações e sistemas conectados, que trocam informações a todo momento.
Dessa forma, a computação em nuvem torna-se um diferencial estratégico importante, capaz de agregar maior robustez, escalabilidade e segurança às aplicações da sua healthtech. Com o apoio da Cloudster, as vantagens podem ser ainda maiores, em razão dos diferenciais que os nossos serviços cloud oferecem. Confira!
Gerenciamento de Serviços AWS
A Cloudster oferece um serviço de gestão totalmente proativo e contínuo da sua nuvem. Com isso, qualquer falha ou indisponibilidade é imediatamente tratada.
Suporte AWS
Oferecemos suporte AWS para a sua healthtech totalmente hands-on. Assim, ao longo de toda a jornada de utilização do serviço AWS, você pode contar com a parceria da Cloudster para ajudar a acelerar suas demandas internas de implementação, investigação de problemas, reuniões técnicas e tirar o máximo proveito dos serviços contratados.
Segurança e Conformidade na nuvem AWS
Como a segurança é fator primordial, atuamos de maneira coordenada com a sua empresa, desenvolvendo estratégias de segurança personalizadas e aderentes ao modelo operacional e à sensibilidade dos dados utilizados.
Além disso, monitoramos a conformidade da sua nuvem e apontamos as correções.
Consultoria AWS
Para projetos mais complexos e elaborados, que demandam um alto nível tecnológico e de especialização, a Cloudster conta com serviços de consultoria de ponta. A partir de profunda experiência em projetos de nuvem AWS, ajudamos a sua empresa a tirar os projetos do papel e executá-los da forma mais eficiente e estratégica.
Arquitetura AWS
Para empresas que necessitam escalar suas plataformas e negócios de maneira eficiente, sem comprometer as finanças e desperdiçar recursos, pode contar com nosso serviço de arquitetura em nuvem.
Ajudamos a sua empresa a escalar na nuvem, de forma orgânica e segura, pagando apenas pelos recursos utilizados.
Soluções para healthtechs é com a Cloudster!
Cada setor tem os seus próprios desafios, e não seria diferente com as healthtechs. Apesar do cenário altamente promissor, ainda existem desafios que precisam ser endereçados. A questão da segurança da informação, conformidade e da gestão de grandes volumes de dados são bons exemplos disso.
Porém, com as estratégias corretas e as ferramentas ideais, é possível superar cada desafio desta jornada – e é justamente nesses pontos que a Cloudster tem muito a contribuir.
Auxiliamos empresas da área da saúde a obter o máximo proveito da tecnologia, viabilizando e reforçando iniciativas que buscam mais inteligência, conformidade e melhoria nos diagnósticos e em resultados para os pacientes.
Portanto, se essas são demandas da sua empresa, convidamos você a entrar em contato conosco para entender melhor como as soluções Cloudster podem agregar à jornada de inovação da sua healthtech!