A jornada para a nuvem é importante para que o negócio consiga se transformar digitalmente e alcançar mais eficiência, segurança e produtividade, além de outros benefícios. Ela começa com a migração do seu ambiente computacional para uma nuvem , seja ela pública ou privada. Desse modo, você terá acesso a tecnologias de vanguarda capazes de transformar organizações.
O processo se torna ainda mais rápido e seguro quando são utilizadas plataformas de Cloud Computing, como a Amazon Web Services (AWS). Esta é a plataforma de computação em nuvem criada pela Amazon, empresa reconhecida por ser altamente inovadora e sempre voltar sua atenção à experiência e satisfação do cliente.
Continue lendo este conteúdo para saber como realizar essa jornada corretamente!
Como realizar uma jornada para a nuvem bem-sucedida?
Primeiro, é importante entender quais benefícios as empresas que adotarem a nuvem estarão sujeitas. Assim, você saberá o que esperar dessa mudança e poderá alinhar as expectativas, planos e objetivos com sua estratégia de nuvem para atingir bons resultados. As principais vantagens são:
· Economia: redução de custos de infraestrutura, de gestão operacional, bem como pagar apenas pelo uso, e não por equipamentos superdimensionados e caros que são ociosos a maior parte do tempo;
· Flexibilidade: a nuvem possibilita que a capacidade dos sistemas e servidores sejam ajustados facilmente, apenas com poucos cliques do mouse no painel da nuvem;
· Agilidade empresarial: provas de conceito, implantação de novos sistemas ou lançamentos de novos produtos 75% mais rápido;
· Segurança: o provedor de nuvem fornece uma gama moderna de ferramentas de segurança baseadas em inteligência artificial e com confidencialidade de dados, privacidade e criptografia.
· Produtividade: melhora a eficiência da equipe, que agora gastará menos tempo configurando itens de computação já que a nuvem os entrega prontos para uso.
Para que o negócio usufrua desses benefícios, é importante que as algumas etapas sejam feitas.
Diagnóstico do negócio
Os responsáveis pela organização devem encomendar uma avaliação de prontidão para migração. Aspectos como negócios, processos internos, pessoas, plataforma, operações e segurança devem ser avaliados para ajudar a identificar os recursos necessários para iniciar a jornada para nuvem.
Esse diagnóstico nos conduz à 4 fases da migração, confira abaixo:
Fase 1 – Avaliação de Prontidão para Migração
A fase de avaliação determina o estado atual de sua prontidão para migrar e identifica áreas onde você já tem recursos sólidos e onde é necessário um maior desenvolvimento para migrar em escala. As prioridades e lacunas identificadas durante a avaliação ajudam a definir o escopo da fase 2.
Fase 2 – Preparação e Planejamento da Migração (MRP)
Durante a fase de preparação e planejamento, é construída toda a fundamentação para a migração com objetivo de preparar a base operacional de nuvem e mapear os fluxos e dependências entre aplicações para criar modelos de operação, segurança e conformidade.
No final desta fase sua organização estará pronta para migrar com segurança e em grande escala.
Fase 3 – Migração
Essa fase é a migração “na prática”. A migração pode ser executada exclusivamente por uma empresa especializada ou executada em conjunto com o cliente.
Os gestores devem aproveitar a oportunidade para capacitar e envolver o time interno nas atividades de migração o máximo possível. Esse envolvimento ajuda a acelerar a adoção da nuvem e contribui para a capacitação do time de tecnologia.
Fase 4 – Otimização e Modernização
Acompanhando as cargas de trabalho migradas através de métricas que a nuvem fornece, é chegada a hora de fazer a otimização dos serviços e planejar a modernização desses recursos.
Uma mudança perceptível comum está relacionada ao menor consumo de recursos e, consequentemente, redução de custos. Exemplo: sistemas que antes exigiam um consumo de recursos grande no datacenter local passam a consumir menos no formato de nuvem.
Uma carga de trabalho que foi migrada pode ser otimizada ou atualizada para um serviço nativo de nuvem. Com isso ganha-se em segurança, escalabilidade, confiabilidade, compliance e custo.
Quem pode me ajudar na minha jornada para a nuvem?
Há organizações especializadas na jornada à nuvem. E a Cloudster é uma delas. Formada por profissionais experientes que acreditam que essa é a plataforma ideal para a inovação de seus clientes, nós ajudamos disponibilizando diversos serviços e soluções que auxiliam na migração, como:
· arquitetura: nosso ambiente de cloud resiliente e seguro, construído de forma que escala automaticamente sob demanda. Assim você garantirá a qualidade dos seus serviços durante picos de demanda, além de potencializar o custo-benefício;
· migração: através de um framework maduro e comprovado dos 7Rs da AWS, fornecemos às melhores práticas de migração de qualquer porte, especialmente em escala;
· gestão de serviços AWS: fornecemos planos de gestão dos seus serviços AWS com visão de roadmap e melhoria contínua do seu ambiente em nuvem;
· consultoria: fazemos projetos sob medida, como disaster recovery, automação de processos de cloud, CI/CD, modernização com containers, serverless dentre outros serviços AWS;
· segurança contínua: implementamos soluções nativas de segurança da AWS e fazemos monitoramento e correções de ambientes baseados em PCI/DSS, HIPAA, CIS Benckmark e outros.
Já ajudamos diversas empresas em sua jornada de transformação digital. Você pode conferir nossos cases de sucesso no nosso site. Nossa ampla experiência prática permitirá que sua organização faça a jornada para a nuvem com eficiência e segurança!
Entre em contato com nossos consultores e saiba como podemos ajudar a sua empresa na jornada para a nuvem!