As operações empresariais baseadas em processos informatizados e recursos tecnológicos deixaram de ser um diferencial competitivo e se tornaram indispensáveis no ambiente de trabalho. Nesse contexto, as empresas estão optando pela migração para a nuvem ganharem mais agilidade, produtividade e competitividade no mercado onde atuam.
Para ser bem sucedida e estratégica, porém, essa migração do on-premises precisa ser feita de forma profissional e estruturada, levando em consideração os mais diversos aspectos das empresas que pretendem conectar suas operações à nuvem.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para mostrar a você o diferencial que um parceiro especializado como a Cloudster pode agregar ao conduzir o processo de migração para a nuvem da sua empresa. Continue a leitura e confira!
Importância de investir em um bom processo de migração para a nuvem
Principalmente no contexto da transformação digital, onde a tecnologia da informação ganha cada vez mais importância no dia a dia das empresas, migrar para a nuvem torna-se uma ação altamente recomendada e que pode agregar uma série de benefícios.
A seguir, destacamos algumas das vantagens dessa migração, as quais reforçam a importância de se investir nesse processo. Confira!
Redução de custos
Sobretudo quando comparada à manutenção de infraestruturas locais de TI, ao migrar para a nuvem, acontece uma grande economia nos custos operacionais. Isso porque, a utilização da infraestrutura de TI em cloud, além de se ajustar às necessidades da empresa, elimina custos com manutenção de equipamentos, espaço físico e muitos outros.
Mais segurança
Os maiores provedores de nuvem pública oferecem infraestrutura totalmente segura. Até o momento, não há registro de grandes players que foram invadidos por meio de sua infraestrutura. Hardware sob medida, inteligência artificial, camadas adicionais de inspeção de dados e muito mais foram implementados para tornar o ambiente completamente seguro.
Além disso, provedores como AWS operam da forma mais rigorosa em termos de segurança, utilizando tecnologias inovadoras e profissionais especializados, criando um ambiente com altíssima segurança e disponibilidade.
Escalabilidade e flexibilidade
Escalabilidade e flexibilidade são grandes características da computação em nuvem. Nesse formato, empresas têm a possibilidade de contratar serviços de TI na medida das suas necessidades, pagando somente por aquilo que consumirem.
Além disso, a nuvem tem o diferencial de acompanhar o crescimento de uma empresa, oferecendo serviços escaláveis e flexíveis, alinhados à demanda, mesmo sazonalmente, em todas as operações do negócio.
Backup eficiente
Com informações alocadas em robustos servidores, o backup é outro ponto forte da migração para nuvem. Nesse formato, as informações estão seguras, armazenadas em data centers altamente tecnológicos e que oferecem os mais avançados recursos de backup e segurança.
Por exemplo, é possível alugar serviços com redundância e armazenar dados em diferentes locais de uma região ou do mundo. Da mesma forma, desde uma estratégia de backup “point-in-time” a uma estratégia agendada podem ser implementadas com número de cópias e retenção totalmente personalizado com base nas necessidades da empresa.
Estratégias de migração para a nuvem
Há muitos anos se fala sobre formas de migrar para nuvem. Com o tempo, práticas foram se estabelecendo. O Gartner publicou o modelo “5Rs” em dezembro de 2010, que definiu todas as opções disponíveis para migrar um aplicativo específico para a nuvem. A AWS adotou esse modelo, e com o tempo o evoluiu para 6Rs e recentemente avançaram para os 7Rs. A seguir, esclarecemos o que cada um deles representa. Acompanhe!
Rehost
O método Rehost também é conhecido como “lift and shift” ou “as-is“, ou seja, “levar como esta”. O rehost é o método mais rápido para migrações para nuvem.
Afinal, como o nome sugere, trata-se de levar os servidores da infraestrutura do jeito que esta para nuvem.
A principal vantagem do rehosting é a agilidade da migração e o fato de não precisar reinstalar aplicações. Simplesmente o servidor é levado para nuvem no estado exato que estava no ambiente anterior, seja on-premisses ou de outra nuvem.
Replatform
As iniciativas de re-plataforma são frequentemente executadas visando o menor tempo de inatividade possível, podem variar em escopo e complexidade e que permitem que o aplicativo re-plataformado seja implantado e opere na nuvem sem alterações de arquitetura.
Um exemplo muito comum tratando-se da nuvem AWS é a migração de um banco de dados MySQL para o Amazon RDS ou Amazon Aurora.
Repurchase
Em alguns casos, partes de arquiteturas legadas se tornam muito complexas, caras e difíceis de dimensionar. Por exemplo, software de CRM antigo. Portanto, pode não ser benéfico realizar o processo de migração para a nuvem e, em vez disso, recontratar uma nova solução de CRM, agora baseada na nuvem.
Dessa forma, uma estratégia de “recompra” mostrou-se mais eficaz para a empresa, evitando possíveis problemas e migrações onerosas de sistemas legados. A desvantagem disso é que a equipe precisa se adaptar ao novo sistema – o que pode levar tempo e recursos.
Refactoring/Re-architecting
Essencialmente, significa reescrever uma aplicação ou desacoplar módulos, mas com foco em arquiteturas nativas de cloud. Essa é a alternativa mais indicada para negócios que desejam explorar o máximo da nuvem, desenvolvendo sistemas totalmente integrados a ela. No entanto, é indicado quando não existe necessidade de agilidade na migração. É um excelente momento de repensar a aplicação ou plataforma e recriá-la, onde é muito comum a construção utilizando micro serviços e uso de computação sem servidor
Retire
Se baseia na identificação de cargas de trabalho que não são mais utilizadas ou se tornaram obsoletas e pouco eficientes para serem migradas para a nuvem. Especialmente em migrações de datacenters tradicionais, VMs em geral nota-se que um percentual desses servidores sequer é utilizado.
Assim, o que se faz é simplesmente retirar tais componentes do plano de migração, economizando tempo, esforço e recursos.
Retain
Algumas cargas de trabalho estão chegando ao fim de seu ciclo de vida, e em breve serão aposentadas permanentemente. Portanto, alguns dados e sistemas fazem mais sentido quando mantidos localmente. Nesse caso, eles devem permanecer no ambiente atual e não serem migrados para a nuvem.
Relocate
A realocação é mais estratégia de migração mais recente, decorrente de uma parceria entre AWS e VMware. Além do VMware, consideram-se containers que podem – assim como as VMs do VMware – serem simplesmente realocadas na nuvem AWS. No caso da VMware, seria a migração para o VMware Cloud on AWS. Já os containers podem ser relocados em ambientes AWS padrão.
AWS é com a Cloudster!
O volume de migrações para nuvem AWS estão cada dia maiores. Empresas tem optado por iniciar com pequenas migrações, até ganharem a confiança necessária para levar outras cargas de trabalho. Entendendo o funcionamento da nuvem, e agora com a confiança necessária, o caminho natural passa a ser a migração para nuvem.
Nesta jornada as empresas precisam de um parceiro que os apoie nessa movimentação desde o primeiro dia.
A Cloudster, especialista em AWS, é o parceiro ideal para conduzir o processo de migração para a nuvem, atuando lado a lado com você em todas as etapas.
Nosso time é experiente e certificado AWS, o que nos possibilita entregar soluções Amazon Web Services de alto valor agregado. Apoiamos sua jornada de transformação digital na AWS do início ao fim, garantindo o máximo aproveitamento de todos os recursos disponíveis, dos mais simples até os mais complexos projetos.
Vale a pena lembrar que a Cloudster possui diversos cases de sucesso em relação à implementação e ao gerenciamento da nuvem AWS de seus clientes. Um belo exemplo disso é como a Precode conseguiu entregar mais segurança usando a AWS WAF. Além desse, a Save Cash é outro caso interessante, já que a empresa utiliza o Web Application Firewall em sua nuvem AWS. Tudo com o auxílio da Cloudster.
Por fim, independentemente de qual seja a demanda da sua empresa em relação à migração para a nuvem, a Cloudster dispõe da solução AWS necessária e pode oferecer todo o suporte para que o processo seja o mais eficiente possível. Entre em contato conosco e dê o primeiro passo na jornada da inovação por meio da nuvem!