O Big Data Analytics é um método que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo. Isso porque ele oferece benefícios para as organizações, possibilitando que elas se posicionem de forma estratégica no mercado. E quando combinado à computação em nuvem, essas vantagens podem ser ainda maiores!
Mas, você sabe o que significam esses conceitos? Entende por que o Big Data Analytics vem crescendo tanto e como a Cloud Computing pode ser uma grande aliada? Se não, está na hora de descobrir!
Continue a leitura e entenda o que é o Big Data Analytics e como a computação em nuvem pode ajudar nesse processo!
Big Data Analytics: entenda o seu crescimento
O Big Data Analytics é, basicamente, um conceito que se refere ao uso de metodologias e técnicas complexas de análise de dados e criação de modelos para tratar um grande volume de informação. Ou seja, é uma combinação entre ferramentas de tratamento de dados e Big Data, permitindo a coleta de conjuntos de dados de alto volume e alta velocidade e a análise desses enormes conjuntos de dados de diversos formatos, fontes e dispositivos diferentes.
A ideia de analisar dados é antiga. Esse conceito surgiu na segunda metade dos anos de 1900. Existe uma frase famosa do estatístico americano William Edwards Deming (1900-1993): “Em Deus nós confiamos. Todos os outros tragam dados”. Foi a partir dos anos 90 que a análise da dados se tornou mais popular. Desde então vem crescendo de forma expressiva, estando cada vez mais presente nas empresas.
Muito desta popularização se deve ao fato de que o Big Data Analytics é capaz de proporcionar várias vantagens estratégicas para as empresas. Afinal, a coleta e análise dos dados permitem que a organização conheça mais sobre o seu negócio de forma mais abrangente e até em tempo real.
Com isso, a organização passa a contar com insumos importantes para a tomada de decisão. Ao invés de se basear em processos subjetivos, as decisões são tomadas com base em dados reais. É possível entender mais sobre o comportamento dos consumidores e identificar mudanças sutis, de forma a embasar transformações nas estratégias de produto ou serviço.
A consequência disso é um melhor posicionamento perante o mercado, afinal é criado um diferencial competitivo para a organização, que é capaz de atender melhor às dores e necessidades dos clientes. Isso abre portas para que a empresa se destaque perante a concorrência e conquiste mais clientes ao longo do tempo.
Como aplicar o Big Data Analytics a favor do seu negócio?
Diante de tantos benefícios e da necessidade de implementar insights de fontes abrangentes de dados, com grandes volumes e velocidade de análise, quais seriam os primeiros passos para desenvolver o Big Data Analytics na sua empresa?
Não existe razão para ter Big Data Analytics se você tem clientes insatisfeitos. Por isso é importante começar a sua estratégia priorizando os resultados centrados no cliente. Certamente você possui fontes de dados que podem dar um grande feedback quanto a satisfação, retenção e engajamento do seu cliente.
Antes de coletar os dados, comece com as informações que você já possui. Provavelmente lhe darão resultados a curto prazo, mas está ainda é uma decisão sábia. Você economizará tempo e dinheiro e aprenderá a trabalhar com muitos dados. Dessa forma, o segundo passo consiste em entender quais são as principais fontes de dados que serão usadas na sua empresa, assim como a melhor forma de coletá-los.
Como parte do terceiro passo, a fase de transformação promove a alteração ou modificação dos dados para formatos necessários, o que ajuda na construção de diferentes insights e visualizações. Existem muitas técnicas de transformação, como agregação, normalização, seleção de recursos, categorização e agrupamento e geração de hierarquia de conceito. Usando essas técnicas para processamento de Big Data, os profissionais transformam dados não estruturados em dados estruturados e dados estruturados em um formato compreensível pelo usuário.
Após a fase de transformação, os dados são então limpos. Conflitos, redundâncias, campos inválidos ou incompletos e erros de formatação no conjunto de dados são corrigidos e ajustados.
Os dados estão agora prontos para serem analisados. A análise de big data é realizada por meio de ferramentas e tecnologias como mineração de dados, IA, análise preditiva, aprendizado de máquina e análise estatística, que ajudam a definir e prever padrões e comportamentos nos dados.
Cloud Computing e Big Data Analytics: uma combinação de sucesso
Agora que você já sabe o que é o Big Data Analytics, é hora de entender um pouco mais sobre Cloud Computing.
Já bastante difundido, esse conceito se refere à uma tecnologia na qual é possível armazenar dados e executar programas em um provedor de nuvem por meio da internet. Dessa forma, você usa todos os serviços de forma online. Os servidores fornecem essa estrutura de forma que você seja capaz de adaptá-la às necessidades específicas da sua empresa, contratando e pagando apenas pela infraestrutura que necessita independentemente do tamanho.
Diante de duas tecnologias inovadoras e disruptivas, a combinação entre Cloud Computing e Big Data Analytics promete ótimos resultados para a sua empresa. Afinal, é possível rodar todos os processos de Big Data na plataforma de computação em nuvem, o que traz eficiência, agilidade e escalabilidade para o negócio.
Afinal, quando se fala em Big Data, estamos falando sobre a coleta, armazenamento e organização de conjunto de dados gigantescos, com informações dos mais diversos tipos. Além disso, também há a necessidade de rodar análises estatísticas complexas, envolvendo softwares e sistemas que, muitas vezes, podem ser pesados para os servidores da empresa e que você pode pagar por hora na nuvem.
Dessa forma, ao investir em Cloud Computing, não há necessidade de adotar servidores físicos que, além de demandar altos investimentos para iniciar, podem ser insuficientes para essa operação. Na nuvem, você será capaz de contratar serviços de acordo com a demanda e necessidade da empresa, contando com todo o suporte de um parceiro especializado para criar a solução que sua empresa precisa.
Conte com a Cloudster como parceira na implementação do projeto de cloud computing ideal para a sua empresa
Como você pode perceber, a Cloud Computing tem o poder de ser o diferencial que garante o sucesso da sua estratégia de Big Data Analytics. E a Cloudster pode ser a sua maior aliada nesse processo!
Afinal, nós contamos com soluções completas e personalizáveis quando se fala em computação em nuvem. Ajudamos você a entender quais são as melhores opções para a sua empresa e oferecemos todo o suporte durante e após o processo. Além disso, você conta com uma consultoria especializada e uma gestão completa e segura de todo o serviço de Cloud Computing.
Vale destacar que nós trabalhamos com a AWS (Amazon Web Services) por acreditarmos que essa é a solução que oferece maiores benefícios para os nossos clientes. A partir disso, montamos uma solução customizada para a sua empresa, garantindo que você tenha acesso a todas as funcionalidades de Cloud Computing que precisar, com toda a segurança necessária.
Quer saber mais sobre as nossas soluções? Então aproveite para entrar em contato com a Cloudster agora mesmo e converse com um de nossos consultores.