Blog

Conteúdos sobre as soluções
empresariais de
Computação em Nuvem

Tudo o que você precisa saber para obter a segurança na nuvem

dez 2, 2021

Segurança na nuvem é um dos principais assuntos quando se trata da proteção de um negócio; e grande parte das organizações estão adotando essa tecnologia. Resumindo, nuvem (ou cloud) é um serviço em que as empresas utilizam os servidores, redes e/ou computadores de terceiros, para viabilizar que a empresa realize suas atividades, bem como armazene, acesse e edite dados à distância.

A nuvem é fundamental para qualquer empresa que deseja se manter competitiva atualmente. Suas principais vantagens são proporcionar mais agilidade, escalabilidade, economia e disponibilidade de dados. Mas é necessário que os gestores saibam como garantir a segurança do negócio antes de adotar essa tecnologia. Para isso, trouxemos este conteúdo que se aprofunda no assunto. Confira a leitura!

Por que a segurança da nuvem é tão importante?

Primeiro, é interessante que você saiba melhor como funciona a nuvem e o que ela armazena. Teoricamente funciona assim: uma empresa firma parceria com outra organização que será responsável por armazenar informações da contratante, como dados de clientes, vendas, contratos, comprovantes etc.

Caso seja contratada uma plataforma especializada- como a AWS-, também é disponibilizado um sistema de gestão de serviços para que seu negócio possa monitorar toda a nuvem em tempo real. Desse jeito, o controle e a visão dos administradores sobre a empresa são maximizados.

Esse tipo de serviço tem certas vulnerabilidades que precisam ser conhecidas tanto pelo contratante quanto pelo contratado. Assim, é possível tomar as medidas certas para minimizar os riscos de ciberataques. Veja quais são as ameaças que devem ser combatidas a seguir.

Vazamento ou perda de dados

A maior parte das invasões realizadas por cibercriminosos tem como objetivo a subtração de dados. Eles podem deletar contratos ou documentos da empresa, bem como tentar conseguir números de cartão de crédito, senhas, informações pessoais ou bancárias.

Roubo de conta

Entre as informações que podem ser obtidas por criminosos virtuais estão contas de e-mail do sistema corporativo e/ou outras plataformas. Assim o intruso é capaz de fazer transações, redirecionar clientes, manipular dados etc.

Informantes maliciosos

Toda entidade tem informações sigilosas que devem ser resguardadas. Alguém com más intenções pode tentar obtê-las para vender aos concorrentes ou extorquir os gestores.

Invasão do servidor

Por falta de segurança no credenciamento, cibercriminosos podem conseguir acesso aos servidores que armazenam informações da empresa. Com isso, eles terão total liberdade para implantarem malwares (vírus de computador em geral), alterar informações da plataforma e outras ações.

Riscos internos

É possível que o perigo esteja dentro da própria empresa. Colaboradores descuidados ou sem treinamento podem cometer erros que aumentam as chances de sucesso de ataques por criminosos.

Quem são os agentes responsáveis pela segurança da nuvem?

Normalmente o provedor que oferece serviços de nuvem proporciona um amplo rol de ferramentas de proteção, como: sistemas de detecção de ameaças, criptografia dos dados e rede, firewalls, sistema de controle de acesso e outras tecnologias.

A empresa também prepara o ambiente para garantir a segurança física dos datacenters e medidas para evitar acidentes que comprometam os equipamentos.

Afinal, de nada adiantaria o serviço de nuvem ter instrumentos de segurança altamente desenvolvidos se a empresa contratante não proteger suas informações ou acesso ao sistema.

Por isso, seu negócio também possui responsabilidades e deveres nesse processo. É preciso instruir colaboradores, líderes, gestores e demais usuários para tomarem os cuidados necessários e minimizar os riscos do negócio.

Por fim, devem ser instalados softwares de proteção contra ciberataques e malwares nos computadores e dispositivos móveis (smartphones, tablets e notebook) tanto da empresa quanto de seus colaboradores.

Quais cuidados tomar para garantir a segurança da nuvem?

Veja a seguir as melhores práticas para assegurar a proteção dos seus dados.

Desenvolva uma Política de Segurança da Informação

Uma Política de Segurança da Informação (PSI) traz princípios, valores e diretrizes sobre cibersegurança que devem ser seguidos por todos, incluindo a alta administração. Esse documento deve incluir tópicos como:

· objetivos: engloba o que será com a PSI;

· tecnologias: lista todas as ferramentas de defesa contra ciberataques;

· treinamentos: quais e como serão os treinamentos aplicados aos colaboradores;

· responsabilidades: tanto da área de TI como dos demais colaboradores da empresa;

· monitoramento: explica como será feito o acompanhamento das atividades de segurança;

· princípios: são preceitos que devem ser seguidos por todos da empresa.

Transforme a cultura do negócio

Cultura organizacional ou corporativa diz respeito ao comportamento e forma de agir dos colaboradores na sua rotina. É importante que os gestores incluam segurança à cultura do negócio.

Fazer com que os colaboradores entendam a importância da proteção das informações fará com que fiquem mais dispostos a adotarem as tecnologias e aplicarem a PSI.

Utilize as tecnologias adequadas

Existem vários instrumentos que podem ser implementados pela empresa para proteger os dados do negócio, entre eles estão:

· criptografia: os dados do negócio se tornam ilegíveis para terceiros que as subtraírem;

· controle de acesso: garante que somente os usuários autorizados tenham acesso à plataforma da organização;

· backup: cópias de segurança dos dados corporativos que podem ser facilmente recuperadas pelos usuários quando necessário;

· firewalls: regras ou instruções que analisam o tráfego de rede, podendo ser baseadas tanto em hardware (peça física) como software (programa);

· auditorias: é feita uma análise das estratégias para segurança da informação da empresa para tomar medidas que garantam que elas sejam efetivas.

Tenha um bom fornecedor

Para assegurar um bom fornecedor de serviços nuvem, escolha um que seja especializado em Amazon Web Service (AWS) esta plataforma é considerada completa e, pelo 11º ano consecutivo, lidera o quadrante do Gartner.

Essa solução traz um amplo rol de serviços nuvem, que engloba armazenamento, redes, banco de dados, dispositivos móveis, inteligência artificial, aplicativos empresariais, ferramentas de gestão e para desenvolvedores, bem como softwares destinados para a segurança.

Para usufruir de todas essas funcionalidades, o parceiro especializado em AWS ainda deve entregar:

· segurança e backups AWS;

· consultoria de serviços AWS;

· suporte para o desempenho do time;

· migração de suas aplicações para nuvem;

· monitoramento da nuvem em tempo real;

· arquitetura para assegurar segurança, confiabilidade e escalabilidade do serviço.

Com esta leitura, dá para perceber que vários detalhes precisam ser observados para garantir a segurança na nuvem. Mas você pode garantir a proteção do seu negócio com a ajuda de uma organização especializada em AWS, com suporte e atendimento de qualidade e ampla experiência na área, como a Cloudster.

Quer saber como a AWS pode ser tão vantajosa para sua empresa? Leia nosso conteúdo sobre a Nuvem Amazon e seus principais benefícios da adoção nas empresas!

← Voltar

Newsletter

Assine a nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.

Agende uma reunião conosco:

Prontos para sua empresa

Experiência de mais de 300 projetos AWS.