Blog

Conteúdos sobre as soluções
empresariais de
Computação em Nuvem

Precisamos falar sobre backup e disaster recovery

abr 6, 2022

Backup e Disaster Recovery são importantes soluções que podem ser bem aproveitadas pelo seu negócio para maximizar sua segurança e produtividade, bem como garantir sua continuidade. Ambos recursos têm a finalidade de amparar a sua empresa quando ela sofre com perda de dados, mas não se tratam de sinônimos e têm muitas diferenças impactantes.

Assim, para que você tire o máximo de proveito dessas soluções, continue lendo este conteúdo e entenda melhor como elas funcionam, quais são as suas funcionalidades e as diferenças entre o Backup e o Disaster Recovery!

Entenda a necessidade do Backup para a sua empresa

O Backup é uma das principais formas de evitar perda de dados de uma companhia, já que com ele são realizadas cópias de segurança dos seus dados de forma automática e periódica.

Esse procedimento inclui registros, textos, imagens, vídeos, transações e outros tipos de arquivos, que são salvos em um armazenamento seguro que pode ser armazenado localmente quanto fora do ambiente e trabalho. Isso permite que a empresa recupere facilmente suas informações caso elas sejam afetadas de alguma forma.

Aqui também é preciso fazer uma boa política de Backup. Ou seja, um documento que dita as regras e normas que guiam todo o ciclo de gerenciamento dos dados corporativos, mostrando em que intervalo de tempo as cópias são realizadas e quais arquivos são incluídos no processo.

É importante lembrar que na rotina da área de Tecnologia da Informação (TI) da empresa, é possível que ocorram várias situações que colocam em risco os seus dados, fazendo com que eles sejam corrompidos, perdidos, apagados acidentalmente etc.

Qualquer uma delas poderá fazer com que você perca clientes ou a confiança de seus parceiros comerciais e interromper as atividades dos seus colaboradores. Se uma informação muito importante for perdida, como documentos legais, banco de dados , fórmulas e planejamentos, é possível que a sobrevivência da empresa esteja comprometida.

Imagine que você perca os dados de seus clientes porque aconteceu um incidente e o HD do computador parou de funcionar. Felizmente, essa questão é solucionada com um Backup, já que você precisará apenas solicitar a recuperação dos arquivos para o responsável, que pode ser colaborador ou uma empresa contratada.

É possível também que essas cópias de segurança sejam feitas em pendrives ou HDs externos, mas a forma mais vantajosa de fazê-las é por meio da nuvem (cloud). Nesse caso, você contrata uma empresa que ajuda na disponibilização das suas cópias na nuvem — sendo recomendável optar pela Nuvem Amazon (AWS), líder do quadrante do Gartner —, assim os dados são guardados por uma organização especializada e que têm um robusto sistema de segurança e integridade dos dados.

Conheça mais sobre o Disaster Recovery

Já o Disaster Recovery (DR ou recuperação de desastres, em português) não consiste apenas em restaurar dados perdidos, ele também recupera processos e softwares quando sofrem problemas que podem ser decorrentes de falhas humanas, crimes virtuais ou até mesmo desastres naturais. Por isso, podemos dizer que a rotina de Disaster Recovery engloba o Backup.

Sua finalidade é garantir a continuidade dos negócios da empresa, bem como que os recursos mais importantes estejam disponíveis em qualquer emergência.

No Disaster Recovery é criado um plano de recuperação de desastres, que documenta todas as medidas que devem ser tomadas para recuperar as informações da empresa de forma eficiente. Esse plano engloba a infraestrutura de TI, os sistemas e plataformas que estão sendo utilizadas, as rotinas de backups, entre outros fatores.

O documento traz orientações para que o negócio supere diferentes tipos de situações, o que torna bastante complexo. Por isso, é importante que ele seja criado detalhadamente e com o suporte de uma empresa especializada em ajudar seus clientes a fazer a jornada para nuvem.

Mas quais as diferenças entre o Backup e Disaster Recovery?

Antes de adotar essas soluções na sua rotina de trabalho, é crucial que você entenda minuciosamente quais são as principais diferenças entre elas e como se complementam.

A primeira deles é a disponibilidade de dados. O Backup é ideal para que você sempre tenha uma cópia de arquivos guardada, entretanto, atualmente, uma empresa depende totalmente do ambiente de TI para manter suas atividades.

Assim, somente recuperar arquivos nem sempre será suficiente para atender as necessidades da empresa. Por outro lado, o Disaster Recovery faz uma restauração completa do ambiente, envolvendo o banco de dados, ERPs, plataformas, configurações dos sistemas e mais.

Por fim, a velocidade de cada operação também é diferente. Uma restauração completa será mais lenta e pode levar mais tempo, pois você terá que baixar e restabelecer todos os sistemas do ambiente de TI, por exemplo.

No caso que você queira restaurar todo o ambiente, será necessário reestabelecer um servidor com seu sistema operacional e outras configurações. Mas se você quer recuperar apenas alguns arquivos específicos, cópias de segurança já são suficientes para suprir as demandas do negócio. Para aproveitar das duas tecnologias, a empresa deve ter um bom plano de Disaster Recovery que inclua uma política de Backup eficiente como complemento.

Backup e Disaster Recovery: essenciais para a continuidade de negócios

Tanto o Backup como o Disaster Recovery são soluções essenciais para o pleno funcionamento do ambiente de TI e, consequentemente, a continuidade de negócios das empresas. Com um bom plano de recuperação de desastres e Backups, todo o negócio estará mais protegido caso ocorra um problema e poderá manter sua produtividade tranquilamente.

Sua equipe também terá mais segurança na rotina de trabalho, pois estará pronta para realizar as ações necessárias para restaurar suas atividades e arquivos no menor tempo possível, assim eles terão maior confiança para realizar suas atividades.

Apesar da importância de investir em Backup e Disaster Recovery, é crucial que você utilize uma plataforma rápida, completa, segura e que supra as necessidades do seu negócio.

Para garantir sucesso nesse projeto, é importante que uma empresa especializada o apoie em todo o processo, que co-crie estratégias de segurança de dados, monitore ameaças e construa soluções sob medidas para seu negócio!

Esse é o caso da Cloudster, uma empresa que promove excelência na prestação de serviços em cloud.  Entre em contato conosco e saiba como a nossa expertise poderá lhe ajudar.

← Voltar

Newsletter

Assine a nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.

Agende uma reunião conosco:

Prontos para sua empresa

Experiência de mais de 300 projetos AWS.