Blog

Conteúdos sobre as soluções
empresariais de
Computação em Nuvem

Para que serve o Amazon Aurora, da AWS?

set 15, 2023

Você com certeza já ouviu falar sobre a Amazon Web Services, também conhecida como AWS, certo? 

Ela é uma das plataformas de serviços em nuvem mais completas e utilizadas do mercado! Suas funcionalidades atendem diversas necessidades e ajudam a tirar ideias e projetos do papel. 

Hoje, explicaremos um pouco mais sobre os serviços do Amazon Aurora, desenvolvido pela AWS! Vamos lá?

O Amazon Aurora foi criado em 2014 para ser um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional. Ele faz parte do serviço Amazon Relational Database Service (RDS).

Mas, para você que está começando na nuvem, por que é tão importante contar com uma boa plataforma de banco de dados? 

Os bancos de dados em nuvem permitem que você armazene, gerencie, recupere e acesse seus arquivos de qualquer lugar que estiver. Normalmente, eles são mais seguros, oferecem menos riscos e contam com valores mais acessíveis.

A vantagem de utilizar o Amazon Aurora é que ele é totalmente compatível com o MySQL e com o PostgreSQL. Portanto, suas aplicações e ferramentas já existentes poderão ser executadas sem modificações ao adotar a funcionalidade. 

Mas este não é o único benefício oferecido. Continue lendo o post e conheça mais vantagens de investir no Amazon Aurora!

Benefícios do Amazon Aurora

A funcionalidade da AWS supera as expectativas das empresas que a contratam e traz vantagens em relação à segurança integrada, backups contínuos e tecnologia serverless.

Além disso, ainda possibilita a integração com outros produtos da Amazon Web Services. Confira abaixo os principais benefícios de utilizar o Amazon Aurora.

Armazenamento e recuperação de arquivos

O Amazon Aurora tem capacidade mínima de armazenamento de 10GB e escala automaticamente até 64TB, além de disponibilizar até 15 réplicas de leitura por instância.

A plataforma conta com múltiplas zonas de disponibilidade e, caso os dados de uma zona apresentarem falha, o Amazon Aurora poderá recorrer a outras zonas para recuperá-los.

Outro ponto positivo é que ele é auto-reparável, ou seja, verifica automaticamente os erros nas unidades de disco.

Criptografia de informações

Seus dados em trânsito estarão mais seguros através do Serviço de Gerenciamento de Chaves da AWS, o AWS Key Management Service (AWS KMS). 

Os backups automáticos e instantâneos, dados inativos de armazenamentos subjacentes e réplicas de um mesmo cluster também são igualmente submetidos à criptografia. 

Dentro do Amazon Aurora, você pode isolar o seu banco de dados através do Amazon VPC, ele oferece mais segurança à sua rede.

Tecnologia Aurora Serverless v2

O Aurora Serverless v2 atua como um serviço sob demanda do Amazon Aurora. Com ele, é possível dimensionar automaticamente o banco de dados de acordo com os seus requisitos definidos por você. 

Com o Aurora Serverless v2, não há necessidade de gerenciar manualmente suas instâncias. Esta funcionalidade oferece alta performance e ajusta automaticamente sua capacidade, aumentando ou diminuindo sua capacidade de processamento conforme a demanda.

A carga de gerenciamento é mínima e o recurso é muito útil para aplicativos, sites ou cargas de trabalho com padrões imprevisíveis de acesso.

Segurança aprimorada

Em uma era com violações frequentes de dados, investir em plataformas que garantem menos riscos ao seu negócio é essencial. 

O Amazon Aurora possui tecnologia de isolamento de rede, criptografia de dados, níveis de permissão de acesso às informações, controle sobre IPs conectados e sobre logins realizados no banco de dados.

E as configurações de segurança podem ficar ainda mais altas quando aliadas a outros recursos disponíveis na AWS.

Excelente custo-benefício 

Tecnologia avançada não precisa ser sinônimo de preço alto. No Amazon Aurora, você tem a performance e a disponibilidade de um banco de dados de nível empresarial por um décimo do custo. 

E, como mencionado anteriormente, a infraestrutura aumenta ou diminui de capacidade automaticamente. Você paga apenas pelo que utiliza! 

Pensou que ia acabar por aqui?

Além dos benefícios mencionados, você pode utilizar o Amazon Aurora para potencializar aplicações de alta performance e construir novas aplicações com recuperação de desastres entre regiões em minutos.

Veja a seguir os casos de uso!

Como utilizar os serviços do Amazon Aurora?

Para exemplificar e tornar mais prática a visão de quem deseja contratar os serviços disponíveis, selecionamos alguns casos de uso. 

1. Para modernizar aplicações empresariais:

Você terá mais disponibilidade e performance para operar aplicações do seu negócio, como plataformas críticas que precisam de alta disponibilidade sem complicação ou alteração do software.

2. Para construir aplicações de SaaS:

Será possível contar com um suporte confiável, de alta performance, com escalabilidade flexível de instâncias e de armazenamento para suas aplicações de Software as a Service, especialmente escalando emissão de relatórios com réplicas de leitura.

3. Para implantar aplicações distribuídas globalmente: 

Ideal para quem busca escalabilidade e resiliência multirregional para aplicações em escala de internet, como: jogos para dispositivos móveis, aplicações de mídias sociais e serviços online.

Ficou com vontade de conhecer mais sobre o Amazon Aurora e descobrir as melhores opções de uso para a sua empresa? Converse com especialistas da área!

Na Cloudster, contamos com uma equipe capacitada e certificada para oferecer excelentes soluções para você. Veja aqui como podemos ajudá-lo!

E mais! Atuamos em parceria com a AWS e somos Advanced Partner no Brasil. 

Com o nosso auxílio, você tem acesso a esta tecnologia AWS e muitas outras. Entre em contato e agende uma reunião!

← Voltar

Newsletter

Assine a nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.

Agende uma reunião conosco:

Prontos para sua empresa

Experiência de mais de 300 projetos AWS.