A disponibilidade de um sistema, plataforma ou site impacta diretamente no bolso de uma empresa. Uma instabilidade qualquer pode fazer com que um cliente abandone seu negócio ou você deixe de fazer uma venda. Isso significa que disponibilidade é dinheiro, e investir no monitoramento 24×7 é essencial para garantir que eventuais momentos de indisponibilidade sejam resolvidos o mais rápido possível.
Basicamente, o monitoramento faz parte do serviço de gestão e consiste em acompanhar as atividades que estão sendo realizadas na nuvem em tempo real, 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Esse serviço é oferecido pela Cloudster e é bastante abrangente. Ele traz inúmeras vantagens e se torna um poderoso aliado para a evolução do seu negócio. Entenda mais sobre o monitoramento 24×7 a seguir!
Quais vantagens o monitoramento 24×7 proporciona para sua empresa?
Primeiro, é importante que você saiba como esse monitoramento contribuirá para o crescimento da sua empresa na prática. Mas não é só isso: também há benefícios para os usuários e gestores do negócio, como os que explicaremos agora.
Disponibilidade e resposta a incidentes
Basicamente, o monitoramento 24×7 visa responder incidentes de forma eficiente e em tempo integral. Caso o site caia, a Cloudster entra em cena para colocar a plataforma novamente no ar. Posteriormente, identificamos a causa raiz do problema e tomamos as medidas para que isso não ocorra novamente.
Portanto, sua empresa estará continuamente melhorando e se tornando mais eficiente ao se capacitar para evitar que os mesmos problemas ocorram no futuro.
Maior qualidade de vida aos gestores
Muitas vezes os colaboradores de TI e gestores de um negócio não conseguem ter tranquilidade no seu dia a dia por temer que seu sistema fique fora do ar. Essa rotina gera muita ansiedade e estresse, podendo até mesmo atrapalhar o sono durante a madrugada por receio de acontecer algo enquanto descansa.
Graças ao monitoramento 24×7, a empresa contratada ficará responsável por mitigar quaisquer indisponibilidades que ocorram durante o dia ou a noite.
Desse modo, os administradores poderão se desconectar por alguns instantes de todo fardo de manter o negócio no ar o tempo todo e recarregar as baterias. Com isso, terão mais momentos de lazer e um sono mais profundo, assim como finais de semana proveitosos, aumentando a qualidade de vida.
Quais serviços de monitoramento 24×7 a Cloudster oferece?
A Cloudster visa automatizar ao máximo a recuperação de serviços, mesmo que algumas ações possam ser feitas manualmente. Podemos dizer que somos o seu braço direito na nuvem, pois aceleramos a adoção de novas tecnologias e evitamos que você gaste tempo para colocar o serviço no ar.
Nosso monitoramento 24×7 é um serviço abrangente que engloba diferentes recursos. Veja os principais deles abaixo:
Runbooks
Existem dois tipos principais de runbook. Os chamados documentação geral e os documentação especializada.
- Documentação geral: atualizada por um sistema quando novos procedimentos surgem ou evoluem.
- Documentação especializada: escrita por um membro da equipe para caso de uso específico ou para um sistema.
Esses tipos de runbook podem ser categorizados de acordo com o grau de automação usado. Ou seja, os runbooks podem ser manuais, semiautomatizados ou totalmente automatizados.
- Runbooks manuais: as etapas fornecidas descrevem o procedimento exato que um operador deve seguir. O operador usa ferramentas padrão, que podem ser acessadas de seu ambiente de trabalho.
- Runbooks semiautomatizados: cada etapa descreve exatamente o que um operador deve fazer. Além disso, ele pode executar uma tarefa automatizada em um sistema de destino.
- Runbooks totalmente automatizados: o runbook é executado automaticamente sem interação do operador.
Quando qualquer tipo de indisponibilidade é detectado, um runbook totalmente automatizado é executado e reduz o tempo de recuperação de um serviço- uma vez que o runbook é executado no mesmo momento que a indisponibilidade foi detectada.
Caso um runbook seja executado e o problema persista, um técnico de plantão é automaticamente escalado para colocar a plataforma de volta ao ar e atualizar o runbook. Por isso, se trata de um serviço proativo e preventivo que garante a disponibilidade do seu negócio.
Serviço abrangente
Ao invés de monitorar apenas a disponibilidade de seu site ou plataforma web, o monitoramento da Cloudster vai além: monitoramos processos de sistema operacionais, serviços AWS, notificações da AWS, manutenções agendadas da AWS e até rotinas internas de clientes como processos de integração ou consolidação de dados.
Também customizamos itens de monitoramento, podendo incluir ou remover serviços extras e garantimos o acompanhamento de rotinas de backups e monitoramento de replicação de servidores para Disaster Recovery (processo de continuidade de negócio que visa recuperar a operação em caso de desastre).
MLOps
Machine Learning Operations (MLOps) é um tipo de inteligência artificial que correlaciona problemas e identifica a causa automaticamente. Imagine que ocorra um pico de memória e o site fique lento: por meio do MLOps é encontrada a raiz do problema e a Cloudster é notificada para resolvê-la.
Essa funcionalidade pode ser adicionada por meio de plug-ins conforme a necessidade de customização do serviço do cliente.
Monitoramento de boas práticas de segurança básica da AWS
Nosso monitoramento é um conjunto de controles que detectam quando as contas e recursos implantados se desviam das melhores práticas de segurança. Auxiliamos com monitoramento e implementação de correções para que seus serviços em nuvem não fiquem vulneráveis a cibercriminosos. A periodicidade das correções é personalizável e varia de acordo com as necessidades do cliente.
Performance
Para a maioria das plataformas, performance também é um dos pilares da parte estratégica. É o caso dos e-commerces- que comprovadamente podem perder venda, clientes, tráfego quando a navegação é lenta.
Ainda existem plataformas de marketplace que precisam ter performance em suas integrações ou literalmente deixam de vender e comprometem sua própria existência. Para esses casos a Cloudster oferece um serviço extra de monitoramento de performance conhecido pela sigla APM (Application Performance Monitoring).
Cloudcheckr CMx
Com mais de 350 checagens disponíveis, o CloudCheckr traz visibilidade e inteligência para reduzir custos, manter a segurança e conformidade, além de otimizar recursos. Essa é uma oferta exclusiva para clientes Cloudster.
Ferramentas Modernas
Com um conjunto de ferramentas modernas e abrangentes, a Cloudster consegue monitorar todas as camadas de sua plataforma com soluções customizadas e abrangentes para que nenhum item fique sem cobertura.
Trabalhamos com ferramentas como Datadog, Elastic, Dynatrace e outras para conseguir observar todos os mínimos detalhes.
Quais os diferenciais do serviço de monitoramento da Cloudster?
Ainda oferecemos outros diferenciais que proporcionam mais vantagens ao seu negócio. São os serviços extras, que podem ser contratados de maneira avulsa para customização do atendimento. Veja-os a seguir!
Segurança e compliance
· Monitoramento contínuo de PCI-DSS: conjunto de requisitos destinados a garantir que todas as empresas que processam, armazenam ou transmitem informações de cartão de crédito mantenham um ambiente seguro- aplicável para área de Fintechs;
· Monitoramento contínuo de CIS Benchmark: desenvolvido por uma comunidade global de profissionais de segurança cibernética, os CIS Benchmarks são uma coleção de práticas recomendadas para configuração segura de sistemas de TI, software, redes e infraestrutura em nuvem;
· Monitoramento contínuo das melhores práticas AWS (nuvem Amazon): conjunto de controles que apontam recursos implantados não aderentes as melhores práticas de segurança da AWS;
· Monitoramento de conformidade HIPAA: conjunto de normas que empresas de saúde norte-americanas devem cumprir para proteger os dados. Estar em conformidade com a HIPAA, além de demonstrar maturidade e responsabilidade na segurança da informação, é um diferencial competitivo cada vez mais procurado.
Monitoramento Avançado
· Monitoramento de Performance de Aplicação: visa atender os padrões de desempenho, identificar bugs e possíveis problemas. Fornece excelente experiência de usuário por meio do monitoramento de todas as camadas que compõe a solução;
· Administração de Log: revisa os logs coletados à medida que são registrados e correlacionam com outras métricas de monitoramento como as de segurança, performance e investigação de problemas;
· Machine Learning Ops (ML Ops): permite fazer forecasting, correlação e detecção de anomalias.
Serviços profissionais sob demanda
· Suporte AWS: técnicos especialistas em AWS que ajudam no dia a dia da configuração de serviços AWS e investigação de problemas relacionados a nuvem AWS;
· Suporte de banco de dados: suporte aos bancos SQL Server, MySQL, PostgreSQL e Maria DB.
· Arquiteto de nuvem: suporte à arquitetura de nuvem;
· Consultor de segurança de nuvem: especialista em soluções de segurança e conformidade AWS;
· Engenheiro Dedicado: especialista AWS exclusivo e dedicado à sua empresa.
Para que sua plataforma esteja sempre disponível para seus usuários, o monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana da Cloudster é a solução. Identificamos e corrigimos problemas antes que eles afetem seus usuários, oferecendo a eles a melhor experiência possível. Mantenha sua nuvem segura e sob os olhos de especialistas comprometidos.
Para saber quais diferenciais, serviços e soluções temos para sua empresa, entre em contato com um especialista Cloudster agora mesmo!